A arquidiocese de Vitória (ES) exortou os católicos a não fraquejar com o carnaval que a prefeitura da capital capixaba transferiu para abril, coincidindo com o fim da Quaresma. “Isso não deve nos afetar ou confundir, enfraquecendo o nosso Espírito Quaresmal e, tão pouco, desviar o nosso caminhar para uma Semana Santa dentro do Espírito Evangélico”, afirmou.

A prefeitura de Vitória decidiu adiar os desfiles das escolas de samba, que aconteceria entre 17 e 19 de fevereiro, para os dias 7, 8 e 9 de abril, por causa do aumento dos casos de covid-19. A nova data irá coincidir com a última semana da Quaresma e véspera do Domingo de Ramos, que será celebrado em 10 de abril.

Em nota, o coordenador arquidiocese de pastoral, padre Renato Criste Crove, afirmou que a mudança da data do carnaval “é indicada como uma medida importante para o controle pandêmico”. Entretanto, disse que os católicos não podem se confundir e devem “celebrar com profunda piedade, reverencia e amor esse Tempo Sagrado, no qual vivenciamos e fazemos memória do coração de nossa experiência de Fé que é a Paixão Morte e Ressurreição do Senhor”.

Outras cidades também anunciaram a mudança nas datas dos desfiles de carnaval. As prefeituras de Rio de Janeiro e São Paulo informaram por meio de uma nota em conjunto que “optaram por adiar a realização dos desfiles das escolas de samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em abril”.

No Rio, os desfiles irão acontecer entre 20 e 24 de abril, incluindo grupo de acesso, grupo especial e escolas mirins. Em São Paulo, haverá desfiles de escolas do grupo de acesso e grupo especial entre os dias 21 e 23 de abril e também haverá um desfile de grupo de acesso no dia 16 de abril, quando os católicos irão celebrar o Sábado de Aleluia.

Confira também: