A fim de resgatar a espiritualidade e iconografia de origem cristã na  Ilha, foi inaugurada em Havana uma exposição de 46 artistas plásticos cubanos com obras inspiradas na pessoa de Jesus Cristo.

A mostra, instalada no edifício colonial do Seminário de São Carlos e Santo Ambrósio, tem por título "Deus Verus, Verus Homo" e apresenta obras realizadas com as mais diversas técnicas, desde serigrafias até aquarelas e tapeçarias, nos quais os criadores apresentam sua visão de Jesus.

"Nossa identidade cultural nacional foi e é um complexo processo de transculturação", declarou o crítico de arte Moisés Natanael Rodríguez, para quem a mostra adquire relevância devido a que costuma fazer uma insistência "saturante" na religiosidade africana em detrimento da outra cara da cultura cubana: "a espiritualidade, moralidade e iconografia de origem cristã”.

A exposição conta com obras de  Nelson Domínguez, Manuel Mendive, Zaida de Río e Arturo Montoto. Além de  Choco, Roberto Diago, Rigoberto Mena, Agustín Bejarano e até um óleo de René Portocarrero que pertence a um colecionador particular.

Organizadores da mostra informaram que esta será também uma "expo-venda", pois as pessas poderão ser compradas por colecionadores.