O Santo Padre nomeou hoje Dom. Emilio Aranguren Echeverría, até agora Bispo do Cienfuegos (Cuba), como Bispo da Diocese do Holguín. Dom. Aranguren sucederá Dom. Héctor Luis Lucas Peña Gómez, a quem foi aceita a renúncia por limite de idade, conforme contempla o Direito Canônico.

A Diocese do Holguín conta com uma população de um milhão 600 mil habitantes, dos quais 435 mil são católicos. Do mesmo modo, conta com 30 sacerdotes, 49 religiosos e 3 diáconos permanentes.

Dom. Aranguren nasceu em 2 de setembro de 1950 na Santa Clara, Cienfuegos, filho de pais espanhóis que chegaram a Cuba em 1940. Iniciou seus estudos secundários no colégio dos Irmãos Maristas na Santa Clara e os continuou na escola estatal depois da revolução. Ao terminar o bacharelado, entrou no Seminário Menor do Santiago de Cuba, passando em seguida ao de São Carlos e Santo Ambrosio de Havana, onde cursou filosofia e teologia.

Foi ordenado sacerdote em 1 de fevereiro de 1976. Foi pároco em várias paróquias rurais na diocese do Cienfuegos e na cidade da Santa Clara.

Em 1991 foi nomeado Bispo titular do Celle di Proconsulare e bispo auxiliar do Cienfuegos-Santa Clara pelo Papa João Paulo II. Quando a diocese do Cienfuegos-Santa Clara foi dividida em duas jurisdições eclesiásticas diferentes em abril de 1995, Dom. Aranguren foi nomado Bispo de Cienfuegos.