Numa missa campal celebrada pelo bispo auxiliar de San Salvador, El Salvador, Gregorio cardeal Rosa Chávez, foram beatificados na tarde de 22 de janeiro de 2022 o padre Rutilio Grande García, jesuíta; o padre Cosme Spessotto, franciscano; e os leigos Manuel Solórzano e Nelson Lemus, mortos entre 1976 e 1980 por paramilitares supostamente ligados ao governo salvadorenho exercido por militares.

O padre Rutilio Grande, então pároco de Aguilares, viajava de carro com Manuel Solorzano e Nelson Rutilio Lemus, quando sofreu uma emboscada e os três foram mortos em 1976.

Frei Cosme Spessotto foi morto na igreja de São João Nonulaco em 14 de junho de 1980, enquanto rezava antes de celebrar a missa, já durante a guerra civil que durou até 1991. E março do mesmo ano de 1980 foi morto enquanto celebrava missa o então bispo de San Salvador santo Oscar Romero, canonizado pelo papa Francisco em 2018.

Em sua homilia, o cardeal Rosa Chávez destacou que os “mártires podem nos ajudar a recuperar a memória e a esperança para que não desistamos do sonho de um país reconciliado e pacífico, um país como quer o nosso Deus: justo, fraterno e solidário".

Confira também: