Pela primeira vez e, no marco dos 40 anos da Declaração Conciliar Nostrae Aetate, os bispos costa-riquenhos realizaram uma emotiva visita à sinagoga da comunidade judaica na Costa Rica.

Os prelados participaram de uma jornada de reflexão que começou na sede da Conferência Episcopal Costa-riquenha (CEC) com um encontro acadêmico, para concluir com a visita à sinagoga.

Ali, Gustavo Prifer, Presidente do Centro Israelita Sionista da Costa Rica assinalou que "a presença da Hierarquia Católica na Sinagoga, sustenta uma mensagem de fraternidade a nosso povo". Do mesmo modo, o rabino Gershon Miletski, sublinhou que a sinagoga "oferece um espaço de encontro para ao diálogo entre judeus e cristãos".

Por sua vez, o Presidente da CEC, Dom. José Francisco Ulloa, destacou que neste dia "se cumpre em nós o sonho do salmista: ‘vejam que bom e agradável é que os irmãos estejam unidos’. Ao nos encontrar reunidos, judeus e cristãos, nesta primeira visita que fazemos os bispos da Costa Rica à Sinagoga Shaarei Tzion da comunidade judaica de nosso país, agradecemos e louvamos ao ‘Deus clemente e misericordioso’ que nos concedeu, conhecê-lo e invocá-lo como o único Deus, vivo e verdadeiro".

"Devemos nos conhecer e nos apreciar mais e melhor, sobretudo, por meio dos estudos bíblicos e teológicos e o diálogo fraterno. Mas, acima de tudo, sendo fiéis no cumprimento da moral marcada pelos 10 mandamentos que nos são comuns, os quais nos comprometem com Deus, com o ser humano e a sociedade", indicou o Prelado.

Por isso, "é necessário que judeus e cristãos dia a dia ofereçamos um testemunho compartilhado e mais convincente do único Deus, de seus mandamentos, da santidade de vida, da promoção da dignidade humana, dos direitos da família e da necessidade de edificar um mundo de justiça, reconciliação e paz para as futuras gerações", finalizou Dom. Ulloa.