O arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, dom Volodemer Koubetch, pediu que neste fim de semana os católicos no Brasil rezem pela paz no leste europeu, principalmente na Ucrânia. O arcebispo, que cuida dos católicos de rito ucraniano em grande parte do Brasil, afirmou que a Rússia está “ameaçando uma nova invasão do território soberano ucraniano” e por isso fez o apelo aos brasileiros.

Há movimentação militar russa na fronteira com a Ucrânia, o que representa uma ameaça de nova invasão da Rússia ao território ucraniano. Dom Koubetch recordou que a Ucrânia vive uma situação de conflito com a Rússia desde 2014, quando os russos anexaram a península da Crimeia. Segundo o arcebispo, esse conflito já deixou mais de 14 mil mortos, 30 mil feridos e 1,5 milhões de deslocados internos. Disse também que, “há vários meses, a Rússia está novamente ameaçando uma nova invasão do território soberano ucraniano para restabelecer seu antigo império de dominação, escravidão e morte”.

Por isso, “em solidariedade ao povo e nação ucraniana e à Igreja que sofre na Ucrânia”, dom Koubetch solicitou “a todas as Igrejas Católicas no Brasil – a latina e as orientais melquita, maronita, armena e a própria Igreja Católica Ucraniana – congregadas na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)”, que rezem pela paz no país do leste europeu.

O arcebispo disse que 22 de janeiro é o Dia da Unificação da Ucrânia. Por essa ocasião, solicitou que nas missas de 22 e 23 de janeiro seja colocada nas missas “a intenção de um fervoroso pedido de unidade, prosperidade e paz, em apoio à independência da Ucrânia e para impedir uma nova invasão russa”.

A Metropolia Católica Ucraniana São João Batista é uma circunscrição eclesiástica pessoal da Igreja Católica para os fiéis de rito ucraniano de tradição bizantina residentes no Brasil, com sede em Curitiba (PR). Em 1971, o papa Paulo VI erigiu a eparquia São João Batista para os ucranianos católicos no Brasil, que corresponderia na igreja latina a uma diocese. Em 2014, o papa Francisco elevou a eparquia ao status de arquieparquia ou metropolia e nomeou como primeiro arquieparca dom Volodemer Koubetch, brasileiro, nascido em 25 de março de 1953 em Mandaguaçu (PR). Ele foi nomeado bispo-coadjutor da eparquia de São João Batista em 10 de dezembro de 2003 e recebeu a ordenação episcopal em 21 de março de 2004. Em 13 de dezembro de 2006, tornou-se o eparca de São João Batista e, em 12 de maio de 2014, arquieparca.

O território da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, leste do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiânia, Bahia, Tocantins, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão.

Como a elevação da eparquia São João Batista à arquieparquia ou metropolia, o papa Francisco também criou uma nova eparquia no Brasil, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, sufragânea à primeira. Também nomeou como seu bispo dom Meron Mazur. A sede desta eparquia fica em Prudentópolis (PR) e seu território abrange o oeste do Paraná e os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá.

Segundo dom Koubetch, “a questão ucraniana é também um assunto do Brasil, como país e como Igreja”. Ele lembrou que “mais de meio milhão de brasileiros são descendentes de ucranianos e tem suas famílias na Ucrânia, sob a ameaça russa”.

Confira também: