O jornal italiano Il Giornale antecipou o conteúdo do próximo documento do Vaticano que descartará a possibilidade de aceitar candidatos homossexuais ao sacerdócio.

O periódico assegura ter tido acesso ao documento de oito páginas que corresponde à Congregação para a Educação Católica, com o título "Instrução para os critérios de discernimento vocacional sobre as pessoas com tendências homossexuais em vista de sua admissão ao sacerdócio e as ordens sagradas".

O texto estaria composto por uma introdução e três capítulos: "Maturidade afetiva e paternidade espiritual", "Homossexualidade e Ministério ordenado" e "Discernimento da idoneidade dos candidatos por parte da Igreja".

No documento, o Vaticano reafirmará que as pessoas homossexuais devem ser "acolhidas com respeito e delicadeza" e se precisa evitar "qualquer marca de discriminação" contra eles mas não se pode aceitar seu ingresso aos seminários por um tema de incompatibilidade.

Il Giornale precisa que o texto reconhece que a "Igreja não pode admitir no sacerdócio àqueles que praticam a homossexualidade ou têm tendências homossexuais ou são próximos à chamada cultura 'gay'", através de pontos de vista, assistência a manifestações ou proximidade com a agenda homossexual.

Do mesmo modo, o documento precisaria que não "existe o direito de receber a ordenação" e é "competência da Igreja discernir sobre a idoneidade" dos futuros sacerdotes, considerando sua maturidade afetiva, a vivência da castidade e que não sofra "transtornos sexuais incompatíveis com o sacerdócio".

O texto indica que frente a "dúvidas sérias", o candidato não poderá ser admitido no seminário.

De acordo com Il Giornale, o texto explica que "as tendências que expressaram um problema transitivo, como no caso de adolescência ainda não terminada, devem ser superadas ao menos três anos antes da ordenação diaconal".

O documento considera que a homossexualidade pode "criar obstáculos na correta relação entre homens e mulheres", e nestes casos, o diretor espiritual teria a obrigação de "dissuadir o candidato" de continuar sua formação sacerdotal.

Segundo o jornal italiano, o texto vaticano será publicado no próximo dia 29 de novembro.