Morreu ontem, aos 98 anos, dom Eloy Tato Losada, “o último bispo vivo que restava e que havia participado nas quatro sessões do Concílio Vaticano II”, informou a diocese de Astorga, Espanha.

A morte de dom Tato Losada, que também foi bispo emérito de Magangué, Colômbia, aconteceu ontem, 18 de janeiro, às 21h30 (Hora local).

"Com dom Eloy, morreu o último bispo vivo que restava e que havia participado das quatro sessões do Concílio Vaticano II. Com ele se foi um homem de Deus, um homem de fé profunda, caridoso, alegre e pacífico, generoso e pobre que não reservou nada para si”, afirmou a diocese.

O Concílio Vaticano II foi convocado por são João XXIII. Começou em 1962 e se dividiu em quatro etapas. Participaram cerca de 2 mil padres conciliares de todo o mundo.

O velório de dom Eloy Tato acontece na funerária de Santa Rita, em O Barco de Valdeorras, em  Ourense, na Galícia.

A missa de exéquias será na sexta-feira, 21, ao meio-dia na igreja de Santa Rita. Será sepultado no cemitério de seu povoado natal de Villadequinta.

Eloy Tato Losada nasceu em Villadequinta, Ourense, em 6 de setembro de 1923, sendo o mais novo de cinco irmãos.

Ele estudou no seminário Astorga e foi ordenado sacerdote em 15 de junho de 1946, com apenas 22 anos de idade.

Por seis anos ele serviu na zona galega da diocese de Astorga como ecônomo e encarregado das paróquias de Meda, Prada, Riomao, Curixido e Vilaboa, todas elas pertencentes à prefeitura de A Veiga do Bolo.

Em 8 de outubro de 1952, ele se incorporou ao Seminário de Missões em Burgos e, no ano seguinte, consagrou-se definitivamente ao Instituto Espanhol de Missões Estrangeiras (IEME).

Foi enviado ao Vicariato Apostólico de São Jorge na Colômbia e foi nomeado professor no Seminário Maior do Vicariato. Em 1956 foi nomeado reitor e professor de teologia do seminário maior e vigário paroquial de São Bento Abade. Também servia ao Instituto Feminino de Damas Catequistas.

Em 3 de maio de 1960, quando tinha apenas 36 anos, foi nomeado Vigário Apostólico de São Jorge, tornando-se o bispo mais novo do mundo. Sua consagração episcopal ocorreu na catedral de Astorga em 25 de julho de 1960.

Em 25 de abril de 1969, foi designado primeiro bispo de Magangué, diocese na qual serviu durante mais de 25 anos até 31 de maio de 1994, quando renunciou por motivos de saúde.

Foi morar na pequena região de Valdeorras de Villadequinta “onde continuou apoiando a ação pastoral do lugar com generosidade, alegria e paz que sempre teve”, diz a nota da diocese de Astorga.

Confira também: