O padre Peter Williams diz que a Diocese de Burlington está tentando removê-lo de sua paróquia porque ele não faz testes regulares para covid-19 nem usa mascarado. Williams pediu a seus paroquianos que testemunhem em seu nome, porque ele diz que a diocese, e sua família, estão tentando provar que ele é física e mentalmente incapaz para o trabalho.

O padre é pároco da da Sagrada Família em Springfield, Vermont, 120 milhas a sudeste de Burlington.

“Sendo mais do tipo patriota e defensor da liberdade e dos direitos pessoais, recuso qualquer invasão em meus direitos como ser humano, certamente como cidadão dos EUA, e essa foi minha objeção quando o bispo começou a fazer perguntas sobre minha saúde”, disse Williams em um vídeo de janeiro.

Williams se refere à carta de setembro de 2021 do bispo de Burlington, Christopher Coyne, ao clero, na qual ele determinou que todos tomassem vacina. Padres que não quiserem ser vacinados têm que fazer teste de covid-19 a cada duas semanas e usar máscara durante suas atividades. Williams, que optou por não ser vacinado, recusou.

Williams disse ter recebido um comunicado de Coyne dando-lhe 14 dias para cumprir, ou seria suspenso.

Dizendo ter direitos canônicos como pastor para permanecer em seu cargo, Williams contratou um advogado canônico e disse que lutará até que Coyne o remova oficialmente por meio de um processo canônico. “Não tenho intenção de renunciar ao cargo de pastor porque esse é o meu trabalho”, disse Williams.

Agora, disse ele, sua família e a diocese estão tentando provar que ele é física e mentalmente doente.

“Agora, não estou ciente de como os membros da minha família fizeram essa avaliação”, disse ele. “Tudo o que eles precisavam fazer era assistir aos vídeos da missa que temos em andamento ou me ligar, nada disso aconteceu”.

Agora, ele disse, “o caso parece estar girando em torno da minha saúde e da minha saúde mental”.

Williams disse que, para manter a normalidade em sua paróquia, decidiu manter o que o bispo lhe disse para si. Mas a pressão se tornou demasiada. E ele diz que o envolvimento de sua família lhe partiu o coração.

O advogado canônico sugeriu que Williams reunisse nomes de pessoas que estariam dispostas a testemunhar em seu nome para o bispo Coyne.

“Então, estou pedindo a todos os meus paroquianos: se você estiver inspirado ou interessado, escreva uma carta em meu nome dizendo como você acha que estou indo como pastor e como você avaliaria minha saúde mental”, ele disse.

Em declaração da diocese enviada à CNA, agência em inglês do grupo ACI, Coyne não quis falar sobre o conteúdo do vídeo “para proteger o bom nome e a reputação de todos os envolvidos”.

“A atual situação pastoral em Springfield é uma situação triste e difícil que o bispo Coyne está abordando com cuidado para com todos os envolvidos, principalmente o povo da paróquia da Sagrada Família”, diz o comunicado.

“A prioridade número um da diocese de Burlington é oferecer os sacramentos e a plenitude da vida paroquial à comunidade católica em um ambiente seguro que proteja a saúde e o bem-estar de nossos padres e paroquianos”, disse a diocese.

Respondendo sobre se as alegações de Williams são verdadeiras, a diocese disse à CNA que não comenta o conteúdo do vídeo de Williams e que questões pessoais são confidenciais.

Confira também:

Mais em