Dom João Francisco Salm é o novo bispo de Novo Hamburgo (RS). O papa Francisco aceitou hoje, 19 de janeiro, o pedido de renúncia de dom Zeno Hastenteufel ao governo pastoral da diocese de Novo Hamburgo (RS). Dom João Francisco Salm era da diocese de Tubarão (SC).

“O novo bispo vem de fora, não pertence a nenhum grupo, não tem partido e não tem compromisso de agradar ninguém. Ele só quer agradar a Deus que é dono deste rebanho que agora terá novo pastor”, disse dom Zeno Hastenteufel na manhã de hoje, durante o anúncio da nomeação do novo bispo, na sacristia da Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo.

Dom Hastenteufel apresentou ao papa o seu pedido de renúncia ao governo pastoral de Novo Hamburgo em junho de 2021, ao completar 75 anos, conforme determina o Código de Direito Canônico. Estava à frente da diocese gaúcha desde 2007. O agora bispo emérito afirmou que, após sua renúncia, estará “morando em Estância Velha (RS), sempre pronto para auxiliar, ser amigo do bispo e colaborar com ele”.

Em suas redes sociais, a diocese de Novo Hamburgo cumprimentou o novo bispo por sua nomeação. “Desejamos a Dom João Francisco Salm as boas vindas e, desde já, nos unimos em oração por sua vocação, seu sacerdócio e seu episcopado em nossa diocese”, afirmou.

Amanhã, 20 de janeiro, dom Salm estará em Novo Hamburgo, onde dará uma entrevista coletiva na catedral e falará à sua nova diocese. O bispo tomará posse no dia 27 de março.

Dom João Francisco Salm nasceu em 11 de outubro de 1952, em São Pedro de Alcântara (SC). Ingressou no seminário aos 12 anos. Entre 1973 a 1975, frequentou a primeira turma do curso superior de Estudos Sociais, em cuja grade curricular constavam todas as disciplinas de Filosofia, na recém-criada Fundação Educacional de Brusque (SC), hoje Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).  De 1976 a 1979, cursou Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), em Florianópolis (SC).

Foi ordenado sacerdote em 30 de julho de 1979, incardinado na arquidiocese de Florianópolis. Em 26 de setembro de 2012, foi nomeado bispo da diocese de Tubarão e recebeu a ordenação episcopal em 24 de novembro do mesmo ano. Em seu ministério como bispo, foi também administrador apostólico da diocese de Blumenau (SC), em 2005, e presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2015 e 2019. Atualmente, é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e membro do Conselho Permanente da entidade.

Confira também: