Dom Antônio Emídio Vilar foi nomeado hoje, 19 de janeiro, bispo da diocese de São José do Rio Preto (SP). Até então, ele estava à frente da diocese de São João da Boa Vista (SP). Salesiano, dom Vilar recordou em mensagens às duas dioceses as palavras de são João Bosco, “diante deste novo desafio”: “Um desejo do papa é para nós uma ordem”, disse.

“Assim acolho o pedido do papa Francisco. Há 13 anos, quando fui nomeado bispo, já dizia: o mesmo Deus que nos escolhe nos faz fiéis até o fim, não há porque temer o que virá. Ele é o Senhor, nós somos seus servos. Cabe-me agora cooperar como um simples operário em sua vinha, disposto ao que Ele quiser. Para que eu seja fiel ao meu sim, peço as orações de todos”, afirmou o bispo durante coletiva de imprensa na manhã de hoje, na catedral de São João da Boa Vista.

À diocese de São José do Rio Preto, dom Vilar enviou sua “minha saudação paternal e bênção apostólica”. “Quero conhecer mais e mais sua história, seus personagens e suas expressões eclesiais. Espero vê-los, ouvi-los, abraçá-los e caminhar junto com todos vocês. Uno-me à caminhada feita e quero me aventurar a perscrutar o caminho do Senhor em espírito sinodal com vocês, todos abertos ao Espírito que nos encanta sempre, pois Ele faz novas todas as coisas”, afirmou.

O bispo agradeceu também ao arcebispo de Ribeirão Preto (SP), dom Moacir Silva, por sua atuação como administrador apostólico de São José do Rio Preto no período de sede vacante. A diocese de São José do Rio Preto estava com sede vacante desde agosto de 2021, quando dom Tomé Ferreira da Silva renunciou ao cargo após o vazamento de um vídeo íntimo.

O bispo eleito de São José do Rio Preto, dom Antônio Emídio Vilar, nasceu em 14 de novembro de 1957, em São Sebastião do Paraíso (MG). Semanas após seu nascimento, sua família se mudou para Batatais (SP). Aos 11 anos, ingressou no seminário salesiano em Pindamonhangaba (SP). Emitiu sua profissão religiosa em 31 de janeiro de 1976.

Entre 1976 e 1978, cursou Filosofia e Pedagogia em Lorena (SP). Mais tarde, 1981 a 1986 cursou bacharelado e mestrado em teologia na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma. Foi ordenado sacerdote em 9 de agosto de 1986. Em 23 de julho de 2008, foi nomeado bispo da diocese de São Luiz de Cáceres (MT) e recebeu a ordenação episcopal em 27 de setembro do mesmo ano. Em 28 de setembro de 2016, foi transferido para a diocese de São João da Boa Vista, à frente da qual estava até o momento.

Dom Vilar atuou no Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como bispo referencial da Juventude, da Liturgia, do Centro de Estudos de Filosofia e de Teologia (Sedac) e do Tribunal Eclesiástico.  Além disso, de 2011 a 2019, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.  Atualmente, é bispo referencial da Juventude do Regional Sul 1 da CNBB.

A posse de dom Antônio Emídio Vilar na diocese de São José do Rio Preto está marcada para o dia 19 de março, festa de são José.

Confira também: