Com uma Eucaristia presidida pelo Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, inaugurou-se ontem em Lima o II Congresso Internacional Pró-vida. Depois da cerimônia, a Conferência Episcopal Peruana (CEP) concedeu postumamente a infatigável líder pró-vida e destacada neuro-cirurgiã católica, Blanca Neira Canales, a Medalha de Prata Santo Toríbio de Mogrovejo, em reconhecimento a seu compromisso incondicional a favor da vida, o matrimônio e a família.

Na condecoração, o Secretário Geral da CEP e Bispo Vigário de Porto Maldonado, Dom. Juan José Larrañeta, destacou na falecida líder pró-vida sua "fidelidade ao Magistério da Igreja e seu incansável trabalho na defesa da vida tanto no Peru como em diversas partes do mundo".

No dia inaugural do Congresso, que se celebra no hotel Sheraton de Lima até o domingo, o norte-americano John Michael Klink apresentou a conferência "Globalizando a Cultura da Vida". Do mesmo modo, especialistas de diversas partes do mundo abordarão temas como "O valor da vida humana","Educação para o amor", "A mulher no século XXI, "A situação político jurídica dos temas pró-vida".

Paralelamente ao Congresso, neste fim de semana milhares de jovens participarão do I Simpósio Juvenil Pró-vida "Jovem levante-se, viva o amor autêntico", a realizar-se no Centro de Formação em Saúde São Camilo.

Blanca Beatriz Neira Canales nasceu em Arequipa em primeiro de abril de 1941. Estudou medicina na Universidade Cayetano Heredia, graduou-se como neuro-cirurgiã e realizou uma especialização em Chicago. Faleceu em primeiro de maio deste ano quando organizava o II Congresso Internacional pró-vida. Tinha 64 anos de idade e dedicou a maior parte de sua vida à promoção da vida e os métodos naturais de regulação da natalidade.

A Medalha de Santo Toribio de Mogrovejo é outorgada pelos bispos peruanos desde 2002 às pessoas e instituições que destacam por seu serviço à Igreja.