“O Evangelho nos ensina que a ação deve ter sempre a iniciativa de Deus”, disse o papa Francisco a um grupo de jovens da Ação Católica da França, hoje, 13 de janeiro.

Francisco agradeceu aos grupos da Ação Católica pelo generoso serviço que prestam à Igreja e exortou a que “todos encontrem ou redescubram a alegria de conhecer a amizade de Cristo e anunciar o Evangelho”.

No seu discurso, o papa recordou a narração do Evangelho segundo São Lucas sobre os homens que caminham com Jesus no caminho para Emaús (Lc 24,18-35) e destacou que se lembraram dos acontecimentos vividos; depois reconheceram a presença de Deus nestes acontecimentos e finalmente, agiram e voltaram para Jerusalém para anunciar a ressurreição de Cristo.

O papa destacou que ver é a primeira etapa importante porque "consiste em se deter para observar os acontecimentos que formam nossas vidas, o que constitui a nossa história, as nossas raízes familiares, culturais e cristãs" para perceber "como Deus estava presente em cada instante".

“A sutileza e a delicadeza da ação do Senhor em nossas vidas às vezes nos impedem de compreendê-la no momento, e é preciso percorrer essa distância para compreender sua coerência”, disse.

Em seguida, o papa falou sobre julgar ou discernir e disse que este “é o momento em que nos permitimos ser questionados, ser desafiados. A chave para esta etapa é a referência à Sagrada Escritura”, para aceitar que a própria vida está sujeita ao escrutínio da Palavra de Deus”, por isso, pediu “por favor, deem sempre um lugar importante à Palavra de Deus na vida de seus grupos. E igualmente um espaço à oração, à interioridade e à adoração”.

A terceira etapa é a ação: “o Evangelho nos ensina que a ação deve ter sempre a iniciativa de Deus”. O papa convidou os jovens a se aproximarem de onde estão para ajudá-los a crescer no amor a Cristo e ao próximo e guiá-los a um compromisso mais concreto “para que possam ser protagonistas de suas próprias vidas e da vida da Igreja, para que o mundo possa mudar”.

Confira também: