No marco de uma audiência privada celebrada hoje no Vaticano, o Primeiro-ministro da Albânia, Sali Berisha, deu de presente ao Papa Bento XVI uma reprodução em escala da estátua da devota de origem albanesa Teresa de Calcutá, cujo original será colocado no aeroporto de Tirana, que leva o nome da fundadora das Missionárias da Caridade.

"Esta é uma cópia da estátua que poremos no aeroporto de Tirana, que tem o nome de Madre Teresa. Fiz uma proposta ao Parlamento para honrá-la", disse o dignatário albanês ao Santo Padre durante o encontro de um quarto de hora.

Berisha esteve acompanhado por sua esposa Liri, a Presidenta do Parlamento albanês, Jozefina Topalli, e o Ministro de Exteriores, Besnik Mustafaj, além do Embaixador de Tirana na Santa Sé.

O Primeiro-ministro também ofereceu ao Papa um livro sobre Giorgio Castriota Skanderbeg, líder da luta de libertação albanesa contra os turcos. "Sei poucas coisas sobre a Albânia mas esta sei", disse o Santo Padre a Berisha.

Prêmio à Rádio Vaticano

Durante sua visita a Itália, o Primeiro-ministro também entregou o Prêmio "Ordem Madre Teresa" à Rádio Vaticano "pela relação de diálogo e colaboração há 50 anos para a defesa dos Direitos humanos e religiosos na Albânia".