O papa Francisco nomeou dom Francisco Simón Conesa Ferrer bispo de Solsona, na Espanha, para substituir dom Xavier Novell, que renunciou ao cargo em agosto e pouco depois se casou pelo civil com a psicóloga e escritora de livros eróticos Silvia Caballol.

Dom Conesa é administrador apostólico da diocese de Menorca há cinco anos. O seu novo ministério episcopal em Solsona terá início em março de 2022.

Num comunicado, dom Conesa dirigiu-se aos fiéis de Solsona, assegurando-lhes que "recebeu a nomeação com alegria".

“É certamente difícil para mim sair de Menorca, onde desde o início tive uma acolhida extraordinária. Nestes cinco anos que aqui estou aprendi a amar esta terra, a sua cultura e, acima de tudo, o seu povo. Agora o papa me pede para mudar de rumo e ser o pastor da sua diocese e faço-o com muito entusiasmo, confiando na ação do Espírito Santo e também na sua ajuda”, escreveu ele no dia 3 de janeiro.

O bispo referiu-se também às ações de dom Novell, seu antecessor: “Com dor e perplexidade, vivemos a etapa final do ministério episcopal do meu predecessor. Agradecemos a Deus por todas as coisas boas que fez e pedimos que o ilumine em sua nova etapa. Também é justo agradecer o trabalho realizado pelo administrador apostólico nomeado pelo papa”.

Finalmente, fez um chamado aos seus fiéis para que rezem pela nova tarefa encomendada.

“Desde que recebi a notícia da minha nomeação, rezo por todos vocês. Embora não os conheça, tenho a minha diocese de Solsana presente na oração e no coração. Sou muito consciente de que sem a oração é impossível desenvolver a nossa missão. Meu ministério também precisa da oração de vocês. Peço-lhes que sempre me tenham presente”, disse.

Dom Francisco Simón Conesa nasceu em Elche em 25 de agosto de 1961. Foi ordenado sacerdote em 29 de setembro de 1985. É doutor em Teologia (1994) e em Filosofia (1995) pela Universidade de Navarra.

O seu ministério sacerdotal desenvolveu-se na diocese de Orihuela-Alicante, nas paróquias de Nossa Senhora do Carmo de Elche, A Imaculada de San Vicente de Raspeig e de Nossa Senhora da Graça de Alicante. Entre 1998 e 2014 foi vigário-geral da diocese de Orihuela-Alicante.

Foi professor de Filosofia e Teologia no seminário diocesano de Orihuela-Alicante; professor associado da Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra; cônego magistral da catedral de Orihuela e reitor da basílica de Santa Maria de Elche.

Em 27 de outubro de 2016 foi nomeado administrador apostólico de Menorca. Recebeu a ordenação episcopal e assumiu a liderança da diocese em 7 de janeiro de 2017.

Na Conferência Episcopal Espanhola é membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé desde 2017.

Penalidades eclesiásticas contra Xavier Novell

Em uma declaração emitida em dezembro de 2021, o administrador apostólico de Solsona, dom Romà Casanova, disse que, diante do casamento civil de Novell, “deve ficar claro que o cânon 1394.1 do Código de Direito Canônico da Igreja Católica estipula que ‘um clérigo que tenta casar-se, mesmo que apenas civilmente, incorre em uma suspensão (imediata) latae sententiae’”.

“Desde o momento em que dom Xavier Novell i Gomà contraiu o casamento civil”, disse o bispo, “está proibido de todos os atos da potestade de ordem, os atos da potestade de governo e o exercício de todos os direitos e funções inerentes ao ofício episcopal”.

Essas penas, disse, não excluem "outras consequências possíveis que poderiam se seguir canonicamente".

Dom Casanova disse que as penas impostas ao bispo emérito de Solsona significam que “embora mantenha a sua condição de bispo, não pode desempenhar nenhuma das funções que decorrem de tal condição”.

“Entre outras coisas, é proibida a administração dos sacramentos e qualquer atividade de ensino, tanto pública como privada”, afirmou.

Confira também:

 

Mais em