Com a chegada de 2024, muitas pessoas fazem propósitos para esse ano novo. Fazer exercícios, dormir mais cedo, etc. Mas como envolver a fé nessas metas?

Numa nota da CNA, agência em inglês do grupo EWTN, a que pertence ACI Digital, a escritora Autumn Jones disse que os propósitos de ano novo costumam estar relacionados com coisas da vida diária como “perder peso, economizar dinheiro em algum investimento ou deixar algum vício”.

“No entanto, enquanto quase 50% dos americanos planejam fazer resoluções de ano novo, a taxa de sucesso em mantê-las é muito, muito menor, em torno de 8% segundo algumas estimativas”, disse ela.

Por isso, apresentou uma lista de ideias que podem ajudar a iniciar 2023 de forma positiva e incluir Deus nas resoluções tomadas.

1. Incluir Deus no discernimento

Jones disse que ao fazer uma resolução de ano novo é “importante verificar qual a intenção ao fazê-la e envolver Deus no processo de discernimento” e se perguntar o que Ele quer que faça ou como posso fazer para que um “hábito ou prática na minha vida traga mais glória ao seu Reino”.

“Por exemplo, você quer fazer exercícios todos os dias por uma questão de vaidade? Ou quer se comprometer a trabalhar para honrar o seu corpo como um ‘templo do Espírito Santo’?”

A escritora disse que à medida que você discerne quais hábitos deseja ter no próximo ano, é importante perguntar a Jesus “como Ele quer que cresça e mude”.

2. Estabelecer metas pequenas e mensuráveis

“Muitas pessoas não alcançam suas resoluções de ano novo porque a meta está muito além de seu alcance ou exige uma mudança drástica em sua rotina diária”, comentou.

“Façamos, por exemplo, uma resolução para aumentar a vida de oração no ano novo. Para alguém que reza todos os domingos na missa, é uma meta pequena e mensurável aumentar a oração acrescentando um dia durante a semana para passar tempo diante do Santíssimo Sacramento ou para rezar na tranquilidade de sua casa”, disse.

“Da mesma forma, se você já reza todos os dias durante 15 minutos, tente aumentar a quantidade de tempo para 20 ou 25 minutos”, acrescentou ela.

3. Consultar seu diretor espiritual

Jones observou que, além de “convidar Jesus para acompanhá-lo em suas resoluções de ano novo, considere reunir-se com um diretor espiritual” regularmente.

“Saber que você vai compartilhar seus sucessos (e fracassos) com outra pessoa irá mantê-lo motivado e geralmente leva a maiores taxas de sucesso em atingir seu objetivo”, enfatizou.

4. Quando falhar, você sempre pode começar de novo

Jones disse que a vida sempre colocará obstáculos aos seus planos "perfeitamente traçados" e no caso dos propósitos de ano novo isso não é exceção.

"Pratique a paciência e o perdão e considere ajustar seu objetivo ou reafirmar sua intenção de voltar ao caminho", encorajou.

Jones destacou que, por exemplo, se o objetivo do ano novo é “parar de comer carne às sextas-feiras por mais tempo do que somente na Quaresma, e alguém no seu escritório traz uma tábua de frios na sexta-feira e você esquece que dia era. Está bem. Jesus vai te perdoar”.

Declare seus erros a Deus (Salmo 32, 5) e reafirme seu compromisso de recomeçar (Isaías 43, 19). Jesus faz novas todas as coisas!”.

Mais em