Com a finalidade de analisar o fenômeno global do esporte e incrementar as iniciativas evangelizadoras neste âmbito, o Pontifício Conselho para os Leigos organiza o primeiro Seminário Internacional sobre o Esporte que se celebrará 11 e 12 de novembro em Roma.
O congresso, cujo tema é "O mundo do esporte hoje: Campo de compromisso cristão", reunirá meio centenar de pessoas de 18 países, peritos em diferentes disciplinas do âmbito esportivo.
No evento se analisará o "fenômeno global do esporte, com suas repercussões antropológicas, sócio-culturais, educativas e éticas, na sociedade contemporânea e uma reflexão sobre os problemas específicos e desafios atuais", informou a Santa Sé.
Assim mesmo modo, serão tratadas as diversas oportunidades que o mundo do esporte oferece à Igreja para o cumprimento de sua missão pastoral, sobre tudo entre os jovens.
No seminário se apresentarão os objetivos e futuros projetos da nova seção "Igreja e esporte", instituída por João Paulo II em 2004 no âmbito do Pontifício Conselho. A ocasião servirá para que professores universitários, dirigentes de associações esportivas católicas, representantes de conferências episcopais nacionais e profissionais do esporte possam colaborar com esta iniciativa.