O papa Francisco saudou e abençoou no Vaticano uma criança doente acompanhada de sua família, todos refugiados do Afeganistão que chegaram à Itália para que a criança receba tratamento médico. Francisco conheceu-os em sua visita à ilha grega de Lesbos no mês passado. O encontro aconteceu hoje, 22 de dezembro, na Aula Paulo VI no final da Audiência Geral.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa saudou a criança “que encontrou no campo de Mavrovouni de Lesbos, junto com sua família, que chegou a Roma para receber tratamento graças à intervenção do Santo Padre e aos esforços da Comunidade de Sant’Egídio”.

Trata-se de "uma família afegã e a criança tem 18 meses", disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, a Comunidade de Sant’Egídio.

A criança será atendida no hospital pediátrico “Bambino Gesù”.

Depois da catequese semanal, o papa disse que durante sua viagem ao Chipre e à Grécia pôde “tocar com a mão, mais uma vez, a humanidade ferida dos refugiados e migrantes”.

Segundo o papa “só alguns países europeus estão suportando a maior parte das consequências do fenômeno migratório na zona mediterrânea, quando na realidade exige-se uma responsabilidade partilhada por todos, da qual nenhum país se pode eximir, porque é um problema de humanidade”.

“Em particular, graças à generosa abertura das autoridades italianas, pude trazer para Roma um grupo de pessoas que conheci durante a minha viagem: hoje, alguns estão aqui entre nós. Bem-vindos! Ocupar-nos-emos deles, como Igreja, nos próximos meses. É um pequeno sinal, espero que sirva de estímulo para os outros países europeus, de modo a permitir que as realidades eclesiais locais se encarreguem de outros irmãos e irmãs que precisam urgentemente de ser recolocados, acompanhados, promovidos e integrados”, afirmou Francisco. “De fato, são muitas as Igrejas locais, as congregações religiosas e as organizações católicas que estão prontas para os acolher e acompanhar para uma fecunda integração”.

“Basta apenas abrir uma porta, a porta do coração! Não deixemos de o fazer neste Natal”, disse o papa.

No seu aniversário em 17 de dezembro, Francisco recebeu um primeiro grupo de refugiados que chegaram do Chipre. Nesse encontro, o papa ouviu suas histórias. As pessoas vieram do Congo Brazzaville, República Democrática do Congo, Camarões, Somália e Síria.

Naquela ocasião, o papa foi informado sobre esta criança que conheceu no campo de Mavrouni, em Lesbos, e soube que estava prestes a viajar à Itália com sua família para receber tratamento médico no hospital pediátrico “Bambino Gesù”.

Confira também: