Na Eucaristia que celebrou em honra à Virgem de Almudena, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, reivindicou a importância da Virgem Maria e convidou os espanhóis a acolhê-la nos lares cristãos, por ser Ela o modelo para as famílias e exemplo da "virtude da fortaleza cristã".

Perante as mais de 10 mil pessoas presentes na Missa celebrada na Praça Maior de Madri, o Cardeal pediu abrir as portas à Padroeira de Madri, para que Ela entre "na intimidade com sua Escola, a Escola de Maria" como "modelo insuperável de contemplação e exemplo admirável de interioridade fecunda, jubilosa e enriquecedora".

Do mesmo modo, recordou que a Virgem, como modelo para as famílias, deve animar os pais a defender o "direito e a responsabilidade" a "determinar a educação moral e religiosa que querem para seus filhos nos centros de ensino, de acordo com suas próprias convicções".

O Cardeal Rouco Varela acrescentou que a cidade só crescerá na medida em que exista "compreensão mútua e fraterna", e se estenda a "solidariedade, que acolhe, não separa e une".

A estas palavras, uniram-se as do Prefeito de Madri, Alberto Ruíz Gallardón, que ao pronunciar o tradicional Voto da Cidade, confiou que esta capital seja "terra de esperança, em que cada cidadão encontre sua oportunidade de ser útil a si mesmo e a outros".

Ruíz Gallardón, pediu à Virgem que logo o Papa Bento XVI "possa estar conosco, conhecendo a cidade e renovando os laços de seu antecessor em Madri".