O Papa João Paulo II nomeou nesta segunda-feira dois novos bispos no Paraguai; o Pe. Rogelio Ricardo Livieres Plano, membro da Prelatura do Opus Dei, como Bispo de Ciudad del Este,  e Dom Ignácio Gogorza Izaguirre, S.C.I. de Béth,  como Bispo de Encarnación.

O Pe. Livieres Plano nasceu em Corrientes (Argentina)  em 30 de agosto de 1945, embora tenha nacionalidade paraguaia.  Realizou seus estudos nos colégios “Goethe”  e “San José”  em Assunção. Após sua admissão como membro numerário do Opus Dei  em 1964, prosseguiu seus estudos universitários no Paraguai, Itália e Espanha, graduando-se em Jurisprudência na Universidade Nuestra Señora de la Asunción; Mestrado em Direito Administrativo  na Universidade Complutense de Madri e  Doutorado em Direito Canônico na Universidade de Navarra.

Foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1978  no Santuário de Torreciudad, na Espanha. Desenvolveu uma ampla atividade como formador de membros numerários do  Opus Dei em Buenos Aires (1978-1983);  foi Vigário da Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei na jurisdição de Buenos Aires  e arredores (1983-1991); foi docente de Teologia Moral e Engenharia na Universidade Austral da Capital Argentina e, ao mesmo tempo, Capelão dos universitários (1991-2002). Há cerca de dois anos reside na Arquidiocese de Assunção desempenhando-se no cargo de Capelão do Centro Universitário “Ykuá”

Dom Ignácio Gogorza Izaguirre, S.C.I.,  nasceu em Azcoitia (Espanha), em 28 de julho de 1936. Realizou seus estudos filosóficos e teológicos no Seminário da Congregação do Sagrado Coração de Jesus de Bétharram (França). Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1961,  foi destinado a Buenos Aires (Argentina)  como membro da Província Religiosa de Rio Plata  constituída por 'Argentina, Paraguai e Uruguai.

Em Buenos Aires obteve o título universitário de professor em Letras. Desenvolveu um intenso trabalho pastoral e acadêmico no âmbito de seu  Instituto e em nível paroquial e diocesano em Buenos Aires, Rosário  e Lomas de Zamora (Argentina);   e em Assunção o Alto Paraná (Paraguai).

Em 26 de março de 1998  foi nomeado bispo de Coronel Oviedo. Em 3 de fevereiro de 2001  foi transferido  à  sede da Ciudad del Este.