O Arcebispo de Toledo, Dom. Antonio Cañizares, declarou que o Estatuto da Catalunha, atualmente em trâmite no Congresso, vulnera direitos humanos fundamentais e é uma "porta aberta" ao incesto, a poligamia e a poliandria.

Em uma participação na rede COPE, o Primaz da Igreja na Espanha manifestou sua inquietação "pela amplitude que (o texto estatuário) concede à eutanásia e a maneira que tem de entender o aborto". Do mesmo modo, indicou que o texto tampouco respeita a dignidade da pessoa, pois permite a pesquisa com células-tronco embrionárias.

Sobre a instituição matrimonial, o Arcebispo criticou que o Estatuto permita uniões de qualquer natureza. "Deixa uma porta aberta inclusive ao incesto, além da poligamia ou a poliandria", quer dizer a união simultânea de uma mulher com dois ou mais homens.

Ao referir-se aos aspectos educativos do texto, o Vice-presidente da Conferência Episcopal espanhola disse que "é inquietante que no Estatuto o direito ao ensino religioso e o direito dos pais a educar seus filhos segundo suas convicções não estão garantidos".

O Arcebispo se manifestou também sobre o tema da unidade espanhola que, para diversos setores, é destruída pela proposta catalã. A respeito, disse que "a unidade da Espanha é um bem moral, inclusive pré-moral" e que "romper os vínculos históricos tem conotações morais de primeríssima ordem". Assim, qualificou de "injustiça" a separação de dois entes sem o consentimento de um deles.