Os bispos mexicanos receberam com beneplácito o anúncio da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre o chamado ao Ex-presidente Carlos Salinas, para que declare no caso do assassinato do Cardeal Juan Jesus Posadas Ocampo, ocorrido em 1993.

"Alegra-nos qualquer fato que possa esclarecer o caso. Sempre tivemos a convicção de que se deve saber a verdade completa e plena sobre a morte do Cardeal Posadas Ocampo", declarou à imprensa Dom. Abelardo Alvarado Alcántara, encarregado do Departamento de Relações Igreja-estado da Conferência Episcopal Mexicana (CEM).

O Arcebispo de Yucatán, Dom. Emilio Berlié Belaunzarán, pediu "esgotar" todas as possibilidades para esclarecer o crime ocorrido há doze anos. "Vemos com bons olhos toda contribuição que esclareça este doloroso acontecimento", explicou.

Embora alguns setores tivessem dado o caso por encerrado, o Secretário de Governo, Carlos Abascal Carranza, reuniu-se com os bispos congregados em Assembléia Plenária, e declarou à imprensa que o caso Posadas "está aberto".