A Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) escolheu hoje suas novas autoridades neste primeiro dia de Assembléia Plenária. Seu novo Presidente é o Bispo de Encarnación, Dom Ignacio Gogorza, quem sucede no cargo o Bispo do Caacupé, Dom. Claudio Giménez Medina, e que estará à frente do organismo até o ano de 2008.

Como Vice-presidente foi eleito o Arcebispo de Assunção, Dom. Pastor Cuquejo; o novo Secretário Geral é Dom Adalberto Martínez; enquanto que o cargo de tesoureiro o exercerá o Bispo de Cidade do Leste, Dom Rogelio Livieres Plano.

Do mesmo modo, os Bispos de Carapeguá e Coronel Oviedo, Dom. Celso Yegros e Dom João Batista Gavilan; respectivamente, serão membros adjuntos do Conselho Episcopal Permanente.

O Bispo de Caacupé, Dom Cláudio Giménez Medina, falou de alguns dos projetos do Episcopado, como o início do programa "Fala, Senhor, que sua Igreja escuta", a construção de um novo local para a CEP onde se localizava antes o Seminário Metropolitano e a campanha de auto-sustento da Igreja no Paraguai.

Ao referir-se às relações entre a Igreja e o Estado no país, manifestou que a hierarquia está trabalhando em um novo acordo que ainda "está muito verde". Além disso, referiu que há algum tempo "há um contribuição econômica do Estado à Conferência Episcopal. Isto deve ser regulamentado, mas ao mesmo tempo se trabalha em um projeto de auto-sustento para criar uma consciência de co-responsabilidade, de forma que se superem a dependência e a mendicidade perante instituições estrangeiras e o Estado".