O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, é o novo Presidente da Conferência Episcopal Argentina (CEA) para o triênio 2005-2008, segundo a eleição realizada na seção de hoje da 90º Assembléia Geral do Episcopado argentino.

Do mesmo modo, os bispos elegeram ao Arcebispo do Tucumán, Dom. Luis Héctor Villalba, como Primeiro Vice-presidente e como Segundo Vice-presidente ao Bispo de Lomas de Zamora, Dom. Agustín Roberto Radrizzani. O Bispo Auxiliar de Rosário, Dom. Sergio Alfredo Fenoy, foi eleito Secretário Geral.

Na Assembléia Geral –órgão primário e principal da CEA– inaugurada na segunda-feira, 7 de novembro, participam o Núncio Apostólico, os bispos eméritos e titulares que residem na Argentina e não têm um ofício eclesiástico por designação da Santa Sé ou por eleição da CEA e os bispos eleitos e ordenados, embora estes não tenham tomado posse de seu ofício.

Entre os participantes, só têm voto deliberativo os membros da CEA.

Amanhã, quarta-feira ao meio dia, o porta-voz da CEA, P. Jorge Oesterheld, apresentará na Casa Cenáculo os nomes dos membros da Comissão Executiva do Episcopado e das Comissões Episcopais.