O sacerdote jesuíta, reconhecido astrofísico e colaborador por mais de 30 anos do Observatório Vaticano, Padre Manuel Carreira, recordou aos jovens peruanos que “a fé não é um sentimento e deve apoiar-se em razões pois é um ato racional”.

O perito chegou ao país para oferecer uma conferência no 18º Encontro de Universitários Católicos celebrado na Pontifícia Universidade Católica do Peru. Sua exposição se  titulou “Fé Cristã, Ciência e Milagres”.

Em diálogo com ACI Prensa, o Padre Carreira explicou que “se Deus nos fez racionais não pode nos pedir que deixemos de sê-lo quando se trata de nos aproximar d'Ele pois, através dela, podemos descobrir coisas relevantes para a fé”.

“Dentro da teologia cristã falamos da fé como presente de Deus em um sentido novo –pois nos é dada como virtude teologal, como um presente de Deus que pressupõe minha atitude ativa que me dá a capacidade de fazer algo eterno”, indicou.

Segundo o sacerdote, “se a gente tiver um pouco de lógica, quando procura uma razão para a existência do universo encontra que a única resposta é um Criador e a ciência não tem outra palavra para falar da origem do universo a não ser chamá-la Criação”.

Ao falar sobre a relação entre a ciência e a Igreja, o Pe. Carreira manifestou que a Igreja está presente neste ambiente através do Observatório Vaticano que tem feito “um trabalho sério e apreciado e que nos mantém em contato com cientistas do mundo inteiro”.