O Presidente da Conferência Episcopal Argentina (CEA) e Arcebispo de Rosário, Dom Eduardo Mirás, recordou que o cristão está chamado a projetar sua fé na vida pública para assim cumprir com sua missão “de santificar o mundo e fazê-lo mais humano”.

Durante a Missa inaugural da 90º Assembléia Plenária do Episcopado que se celebra esta semana, o Prelado se referiu ao recente Sínodo dos Bispos, à secularização da sociedade e à esperança que diante desse panorama, tem o cristão na Eucaristia, como “sinal e mensagem de confiança em Deus”.

Do mesmo modo, ao lembrar o recente Congresso de Leigos, Dom. Mirás explicou a necessidade de “construir espaços de diálogo para refazer uma cultura que, com respeito mútuo, procure o bem comum e a reconstrução do tecido social”.

Nesse sentido, pediu “construir em unidade um estilo de compromisso cristão em nosso mundo plural”. Também destacou a importância de “gerar um laicado maduro, aberto à diversidade e ao serviço de todos, especialmente dos mais fracos”.

Dom Mirás disse que o texto final de dito evento exorta aos leigos a “enfrentar o compromisso político diante da descristanização social” e suas seqüelas, como a insistência em promover o aborto e a eutanásia. Além disso se pede “confrontar com visão cristã a defesa da vida, a crise no desenvolvimento de seu razoável bem-estar e o desafio do desemprego e da justa distribuição da riqueza”.

“É necessário que o fiel assuma realmente estes compromissos. O cristão não deve entesourar a fé exclusivamente para sua interioridade: também tem a missão de santificar o mundo e fazê-lo mais humano”, afirmou.