Durante um encontro com os jornalistas em Las Combes –norte da Itália-, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquim Navarro-Valls indicou que as relações com os cristãos ortodoxos avançam, mas o caminho ainda é longo.

Perguntado sobre a decisão do Papa João Paulo II de doar à Igreja ortodoxa Russa o ícone sagrado da Virgem de Kazan, Navarro-Valls  disse que “a devolução não está relacionada com o a possibilidade de um encontro entre o Papa e o Patriarca Alexis II na Rússia. Isso teria ficado claro desde o princípio”.

O Santo Padre, acrescentou, “considera que os tempos estão maduros para doa-la”. O ícone, que se encontra há anos no Vaticano, será restituído no próximo dia 28 de agosto, festividade da chamada Dormição da Virgem segundo o calendário litúrgico ortodoxo.

Antes de devolvê-lo “será celebrado em Roma um ato de devoção do ícone, cuja modalidade e data serão reveladas em breve, além da composição da delegação que viajará à Rússia para entrega-la”.

A respeito do estado das atuais relações entre a Igreja católica e as igrejas ortodoxas, o diretor da Sala de Imprensa assegurou que após a visita a Moscou do Cardeal Walter Kasper, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, “melhoraram”.

“É um processo longo –acrescentou- e o Papa espera que a devolução do ícone ajude a dar mais passos. Os sinais de melhora nas relações se refletem nas conversas bilaterais, nas comissões mistas para identificar e resolver problemas entre as Igrejas em um clima de colaboração”.