As ruas da cidade de Basileia, na Suíça, viram novamente uma procissão eucarística, com a participação de dezenas de fiéis católicos rezando e cantando.

Em nota enviada a ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, a Missão Ruah, organização católica que coordenou a procissão, realizada em 5 de dezembro, destacou a importância dessa manifestação de fé na Basileia, “uma cidade que havia proibido as procissões eucarísticas há quase 100 anos".

Estima-se que cerca de um quarto da população da Basileia, cerca de 180 mil pessoas, seja católica.

Pouco mais de 23% dos habitantes da Basileia pertencem à igreja reformada suíça e um número crescente, atualmente mais de 31%, se declara agnóstico ou ateu.

A Suíça, que atualmente não possui uma religião oficial, foi um ponto chave na reforma protestante no século XVI. Uma de suas maiores cidades, Genebra, ficou conhecida como "a Roma Protestante".

A missão Ruah disse que o Santíssimo Sacramento atravessou a cidade, abençoando-a por onde passava.

O motivo especial desta procissão foi "agradecer pelo Ano de são José e pedir ao protetor da Santa Igreja a sua intercessão".

A procissão, disse Missão Ruah, é o resultado do trabalho e da oração constantes dos fiéis da paróquia de Santo Antônio, que no dia 1º de setembro de 2018 começou com uma jornada de adoração eucarística de 24 horas.

O trabalho pastoral, observou, foi crescendo pouco a pouco, com as adorações eucarísticas realizadas todas as quintas-feiras.

Apesar das restrições impostas pelas autoridades civis devido à pandemia da covid-19, que incluíram a suspensão das missas com a presença dos fiéis, as jornadas de adoração eucarística às quintas-feiras puderam continuar e passaram a ser cotidianas, de 7h às 19h.

As adorações eucarísticas diárias na paróquia de Santo Antônio começaram no dia 19 de março de 2020, na festa de São José, destacou a Missão Ruah.

Na procissão eucarística do dia 5 de dezembro, participaram fiéis de várias paróquias e nacionalidades, incluindo suíços, ingleses, franceses, poloneses e espanhóis.

Participaram também as Irmãs Adoradoras do Real Coração de Jesus Cristo Sumo Sacerdote.

Ao cruzar a ponte Dreirosenbrücke, o padre que presidia a procissão eucarística pediu aos fiéis que parassem e de lá abençoou toda a cidade da Basileia.

Para a Missão Ruah, "esta procissão histórica nos lembra o que é verdadeiramente essencial em tempos de escuridão e incerteza".

“Lembra-nos o papel único que são José ocupa como protetor da Santa Igreja e dá-nos esperança de estarmos próximos de Nosso Senhor no futuro”, afirmou.

Para mais informações e contatos sobre a organização de procissões eucarísticas na Basileia e na Suíça, você pode escrever para mission.ruah.switzerland@gmail.com

Confira também:

Mais em