Um padre que durante duas décadas confessou os peregrinos no santuário de Lourdes, França, diz que o “verdadeiro milagre” que ocorre lá são as conversões.

Mauricio Elías é um padre diocesano argentino de ascendência libanesa, de 57 anos. Pertence à Eparquia Maronita de Buenos Aires e celebra os sacramentos tanto no rito maronita como no rito latino.

Mora há um ano e meio em Lourdes e atualmente é o coordenador de língua espanhola do santuário mariano. "Há 20 anos venho como confessor por 15 dias ou por um mês".

“Presenciei alguns milagres físicos”, embora “não oficiais”, porque não fazem parte dos 70 milagres reconhecidos pela Igreja Católica.

Entre eles, recorda que “uma pessoa que bebeu a água de Lourdes depois de muitos anos de não poder engravidar, ficou grávida, teve um filho”.

Além disso, soube de pessoas que chegam com o “testemunho do médico que as acompanham” para agradecer por um milagre concedido pela intercessão de Santa Maria.

No entanto, diz ele, “no confessionário posso presenciar e experimentar o verdadeiro milagre de Lourdes, que não é a cura de um câncer, mas a cura espiritual, a conversão do coração”.

O padre Elías lembra que “há muitos anos”, caminhando ao longo de uma das pontes que existem na área do santuário, viu uma pessoa, que “depois foi ao confessionário e se confessou”.

O homem disse ao padre argentino que decidiu segui-lo depois de vê-lo vestido com uma batina, porque "produziu algo em meu coração".

“E eu fui ao confessionário. A pessoa me acompanhou até o confessionário”, diz o padre.

Padre Elías continua: “Ele se confessou. Quando terminou, ele me disse 'você não só salvou a minha alma, mas você salvou a minha vida, porque naquele momento eu estava prestes a pular no rio'”.

A Virgem Maria apareceu várias vezes a santa Bernadette Soubirous em 1858, quando tinha 14 anos, numa gruta de Lourdes, que hoje faz parte do santuário. Dez anos depois, as aparições receberam a aprovação da Igreja Católica.

A água que brota da gruta do santuário está ligada a muitos milagres que são atribuídos à intercessão da Virgem Maria.

O site oficial do santuário de Lourdes diz que ocorreram 70 curas milagrosas reconhecidas pela Igreja Católica, entre 1862 e 2018.

Confira também: