A Igreja Católica na Espanha falou sobre as penas canônicas contra dom Xavier Novell iGomà, ex-bispo de Solsona, que se casou no civil com a psicóloga e escritora de livros eróticos Silvia Caballol.

Em nota publicada no site da Conferência Episcopal Espanhola, o administrador apostólico de Solsona e bispo de Vic, dom Romà Casanova, disse que, em relação ao casamento civil de dom Novell i Gomà, “deve-se notar que o cânon 1394.1 do Código de Direito Canônico da Igreja Católica estipula que ‘o clérigo que atentar matrimônio, mesmo só civilmente, incorre em suspensão latae sen­tentiae’”.

“Desde o momento em que dom Xavier Novell i Gomà contraiu o casamento civil”, disse dom Casanova, o ex-bispo “está proibido de todos os atos da potestade da ordem, atos da potestade de governo e o exercício de todos os direitos e funções inerentes ao ofício episcopal”.

Essas penas, destacou, não excluem "outras possíveis consequências que poderiam ocorrer canonicamente”.

Dom Casanova disse que as penas impostas ao ex-bispo de Solsona significam que “embora mantenha o seu estatuto de bispo, não pode desempenhar nenhuma das funções que derivam de tal condição”.

“Entre outras coisas, tem proibida a administração dos sacramentos e de qualquer atividade de magistério, tanto pública como privada”, afirmou.

O papa Francisco aceitou a renúncia de dom Xavier Novell i Gomà ao governo pastoral da diocese de Solsona “por motivos pessoais” em 23 de agosto de 2021. Ele foi nomeado bispo por Bento XVI em novembro de 2010.

A imprensa espanhola logo começou a noticiar a relação entre o atual bispo emérito de Solsona e Caballol, autora de dois romances, incluindo "O inferno na luxúria de Gabriel".

Em 7 de outubro deste ano, dom Xavier Novell i Gomà deu entrada no Registro Civil de Suria, na província de Barcelona, Espanha, o seu pedido de casamento civil, realizado em 22 de novembro de 2021.

A imprensa espanhola revelou que o bispo emérito, agrônomo de profissão, trabalha atualmente numa empresa de inseminação artificial de suínos.

Confira também: