Uma nova fake news (notícia falsa) circula pelas redes sociais: o papa Francisco morrerá em breve e a Santa Sé está organizando o conclave para eleger seu sucessor. É falso.

O meio de comunicação NewsMax publicou em 7 de dezembro o artigo pago “O Vaticano se prepara para o conclave enquanto 'o Papa está morrendo'”. O autor, John Gizzi, diz ter falado com “o secretário de um dos cardeais mais poderosos do Vaticano”.

Como o artigo está disponível só para assinantes, quem não paga tem acesso somente às primeiras linhas do texto, que deixam no ar uma afirmação grave sobre a saúde de Francisco.

"Ótimo trabalho colocar um artigo com esse título por trás de um acesso pago", lamentou o organizador e líder da peregrinação católica, Mountain Butorac, conhecido como “The Catholic Traveler” (O viajante católico). Butorac desmentiu a afirmação de NewsMax em suas redes sociais.

O viajante católico disse ironicamente que gostaria de “agradecer ao excelente jornalista que escreveu o artigo dizendo que o papa Francisco morreria nos próximos 13 meses. Respondi perguntas sobre isso a tarde toda".

O organizador das peregrinações destacou que, embora o papa Francisco tenha 84 anos, tenha apenas um pulmão e tenha sido operado recentemente, não é possível fazer a afirmação de que morrerá em breve.

“Além disso, o Vaticano está sempre em modo pré-conclave. Não fazem as coisas de qualquer maneira", acrescentou.

Butorac concluiu afirmando que finalmente “estamos todos morrendo. Memento mori”.

Já em agosto deste ano, Francisco respondeu aos rumores sobre um possível conclave em uma entrevista à rede COPE.

No diálogo com o jornalista Carlos Herrera e quando questionado sobre sua saúde, o papa brinca e responde que "ainda estou vivo".

Sobre os rumores de uma possível renúncia, o papa Francisco disse na entrevista que "sempre que um papa está doente, há uma brisa ou um furacão de conclave".

O papa Francisco também disse que sua vida foi salva numa recente operação de cólon, “é a segunda vez na minha vida que um enfermeiro salva minha vida. A primeira vez foi no ano de 57”.

O papa referiu-se à cirurgia de estenose diverticular que fez recentemente, em 4 de julho deste ano.

A estenose é o estreitamento de um duto no corpo, neste caso o cólon, e os divertículos são pequenas bolsas protuberantes no cólon ou no intestino grosso, uma condição que pode exigir cirurgia.

Em dezembro de 2020 foi publicado o livro “Sonhemos juntos”, no qual o papa Francisco conta alguns detalhes da operação que fez em agosto 1957, quando tinha 21 anos, na qual lhe retiraram o lóbulo superior do pulmão direito.

Confira também: