Dom João Justino de Medeiros foi nomeado arcebispo de Goiânia (GO) pelo papa Francisco. Até a nomeação, dom Medeiros era arcebispo de Montes Claros (MG). Ele também preside a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo arcebispo sucede dom Washington Cruz que renunciou por limite de idade.

Dom João Justino dirigiu uma saudação a dom Washington Cruz, ao bispo auxiliar dom Levi Bonatto, ao clero, consagrados, seminaristas. Mas, suas primeiras palavras foram dirigidas às “famílias de cada cidade da arquidiocese de Goiânia”. “Sei das muitas labutas de vocês. Sei, também, da fé que sustenta cada família, qual Igreja doméstica. Suas alegrias e suas dores não me são desconhecidas. Que meu pastoreio me proporcione estar em sintonia com suas aspirações”, afirmou.

O arcebispo nomeado disse ser “ciente” de que os leigos “são a grande maioria do povo de Deus”. “Vocês vivem a beleza do sacerdócio comum dos fiéis nas lides de cada dia. Em comunhão e na sinodalidade quero, com os presbíteros, meus cooperadores, e auxiliado pelos diáconos, viver meu ministério episcopal a serviço de todos vocês”.

Dom Justinou cumprimentou as autoridades e os profissionais das diferentes áreas. Mas, enviou uma “saudação muito particular aos educadores e educadoras”. “Será uma experiência muito edificante começar meu pastoreio na Igreja de Goiânia no contexto da Campanha da Fraternidade de 2022, sobre a Educação. ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’ (Pr 31,26) é um apelo que há de ressoar em todas as escolas, faculdades e universidades, mas, especialmente, nas escolas católicas e na conceituada Pontifícia Universidade Católica de Goiás”, disse.

Por fim, o novo arcebispo disse que desde já entrega seu “pastoreio nas mais do Divino Pai Eterno”, cujo santuário em Trindade pertence à arquidiocese de Goiânia. Ele também se colocou “sob o manto de Nossa Senhora Auxiliadora”, padroeira da arquidiocese e da cidade de Goiânia.

Dom João Justino de Medeiros Silva nasceu em 22 de dezembro de 1966, em Juiz de Fora (MG). Em 1984, ingressou no Seminário Arquidiocese Santo Antônio, em Juiz de Fora, onde cursou Filosofia (1985-1988) e Teologia (1988-1992). Obteve bacharelado em Pedagogia no Centro de Ensino Superior em Juiz de Fora (1988); bacharelado e mestrado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora (1992-1993); mestrado (1997) e doutorado (2003) em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992, incardinado na arquidiocese de Juiz de Fora. Em seu ministério sacerdotal, atuou como vigário paroquial; pároco; coordenador regional de pastoral; coordenador do conselho presbiteral; professor, vice-reitor e reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio; membro do conselho presbiteral e do colégio de consultores; professor e coordenador do curso de teologia; vigário forâneo; vigário episcopal para a cultura, educação e juventude. Também foi assessor e depois perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB e secretário da Organização de Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste 2 da conferência episcopal.

Dom Justino foi eleito bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) em 21 de dezembro de 2011 e recebeu a ordenação episcopal em 11 de fevereiro do ano seguinte. Em 22 de fevereiro de 2017, o papa Francisco o nomeou arcebispo coadjutor de Montes Claros e se tornou ordinário em 21 de novembro de 2018.

Em 2015, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB e membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). Foi reeleito para as duas funções em 2019. Em março de 2016, foi nomeado membro da Comissão de Cultura e Educação do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), e responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul.

Arcebispo emérito

Dom Washington Cruz esteve à frente da arquidiocese de Goiânia por 19 anos. Durante este período, recorda a CNBB, realizou diversos projetos, como a dinamização da Universidade Católica de Goiás que, em 2009, foi reconhecida pela Santa Sé como de direito pontifício. Também foi sob seu pastoreio que o Santuário do Divino Pai eterno, em Trindade, se tornou basílica menor.

O agora arcebispo emérito consolidou o Seminário Maior, criou o Curso Propedêutico Santa Cruz e o Centro Vocacional São João Paulo II e possibilitou a construção do prédio do Instituto Santa Cruz de Filosofia e Teologia. Instituiu a Escola Diaconal Santo Estêvão, para a formação de diáconos permanentes e a Escola de Ministérios, para formação integral e permanente dos leigos.

Ele também deu início ao processo de construção da nova catedral metropolitana e conseguiu a doação de um terreno no parque Lozandes, região mais elevada na topografia da capital, ao lado da BR-153 e próximo ao Paço Municipal. A catedral ainda está em projeto.

Em maio de 2021, na véspera de completar 75 anos, dom Washington comunicou que enviaria seu pedido de renúncia ao papa Francisco. Segundo a CNBB, o desejo do agora arcebispo emérito é permanecer em Aparecida de Goiânia, na grande região metropolitana da capital de Goiás.

Confira também: