O papa Francisco destacou que hoje, 8 de dezembro, termina o Ano dedicado a são José, padroeiro da Igreja universal, e rezou para que ele seja um guia no caminho da santidade.

No próximo dia 10 de dezembro também terminará o jubileu no santuário de Nossa Senhora de Loreto por ocasião dos 100 anos da proclamação da Virgem de Loreto como padroeira de todos os aeronautas.

“Que a graça destes acontecimentos continue agindo em nossas vidas e nas de nossas comunidades. Que a Virgem Maria e são José nos guiem no caminho da santidade!”, destacou o papa, após conduzir a oração do Ângelus perante os numerosos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Ano de são josé

O papa Francisco convocou um ano de são José em 8 de dezembro de 2020, por ocasião do 150º aniversário da declaração de são José como Padroeiro da Igreja Universal.

Por esta razão, o papa publicou a carta apostólica Patris corde, com o objetivo de "aumentar o amor por este grande santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo".

Neste documento, o papa escreveu algumas reflexões pessoais sobre a “figura extraordinária” de são José, “tão próximo da nossa condição humana”.

São José esteve “sempre pronto a cumprir a vontade de Deus manifestada na sua lei e através de quatro sonhos e teve a coragem de assumir a paternidade legal de Jesus, a quem deu o nome revelado pelo anjo”, disse o papa.

Além disso, o papa convidou no dia 7 de dezembro a pedir ao Senhor neste tempo de Advento “pela paterna intercessão de são José, de permanecermos sempre como vigilantes durante a noite, atentos para ver a luz de Cristo nos nossos irmãos mais pobres”.

 

Confira também: