Para superar a crise de valores que atravessa a Espanha, o país necessita de leigos comprometidos que sirvam à verdade e à vida. Esta é a fórmula proposta pelo Cardeal Jozef Tomko, Presidente do Comitê Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais, de visita ao país.

O Cardeal ofereceu a aula inaugural na abertura do curso 2005-2006 da Universidade Católica Santo Antonio da Murcia (UCAM). Em seu discurso, precisou que a Espanha é um país "tradicionalmente católico que hoje vê como em sua vida pública fica em crise valores que tocam profundamente o conceito mesmo da pessoa". Diante desta situação os fiéis "não podem permanecer passivos", acrescentou.

Segundo o Cardeal Tomko, "quando estão em jogo os valores humanos da liberdade, da convivência, do respeito dos direitos inalienáveis, os valores da família, da reta educação, se não houver um testemunho iluminado e valente que se transmita de maneira adequada, inclusive através dos meios de comunicação social, corre-se o risco de provocar uma catástrofe antropológica, como já aconteceu em outros lugares e em outros sistemas políticos do século XX".

Neste contexto de crise de "valores morais, sociais, familiares e religiosos", urge contar com "leigos que se convertam em promotores dos genuínos valores humanos, com seu serviço à verdade e à vida".

Neste sentido, precisou que os centros de estudos católicos como a UCAM devem oferecer como "tarefa imprescindível" a possibilidade de "formar cristãos adultos e profissionais exemplares".