Na inauguração do Congresso da Nova Evangelização, o Patriarca Coadjutor de Lisboa, Cardeal José da Cruz Policarpo, dirigiu uma mensagem aos católicos da Europa, convidando-os a fortalecer a união entre os países do continente a partir do aprofundamento do Evangelho.

Dirigindo-se aos assistentes do Congresso, o Cardeal recordou a importância de atualizar o "Evangelho em nossa sociedade", porque este é "a fonte de uma esperança renovada para a Europa, esse velho continente que procura árduamente novos caminhos de unidade e de solidariedade, para os que tem que contribuir, de forma decisiva, a matriz cristã de sua cultura".

Do mesmo modo, o Cardeal da Cruz Policarpo, destacou a "beleza da comunhão entre as diversas Igrejas" que compartilham o mesmo projeto evangelizador da grandes cidades.

O Congresso da Nova Evangelização, que tem neste ano por tema "Cristo Vivo", é uma iniciativa que nasceu no ano de 2002, quando quatro cardeais se comprometeram a organizar um evento a cada ano em diferentes cidades européias, para refletir sobre os desafios da sociedade contemporânea. Este encontro se realizou no ano de 2003 em Viena e no ano passado em Paris. Os próximos encontros se realizarão em Bruxelas e Budapeste.

O congresso –que conta com a participação de representantes das dioceses da França, Espanha, Áustria, Hungria, Bélgica, Reino Unido e Austrália– termina no próximo sábado com a procissão de Nossa Senhora da Fátima, que desde 1959 não percorre as ruas de Lisboa.