O papa Francisco visitará Chipre e a Grécia de 2 a 6 de dezembro. No primeiro país, na sexta-feira, 3 de dezembro, ele terá um encontro ecumênico com os migrantes na igreja paroquial da Santa Cruz, na cidade de Nicósia, um lugar muito relevante e particular.

Esta igreja é muito especial para os católicos de Chipre, porque a comunidade católica da capital se articula em torno dela, mas também porque este templo se ergue sobre os alicerces da primeira igreja dedicada à Santa Cruz em todo o mundo, construída em 1642.

Em abril de 1900, igreja original teve que ser derrubada por estar muito degradada. A igreja atual foi inaugurada em 1902, graças à colaboração da família real espanhola, que na época era uma das principais protetoras dos franciscanos na Terra Santa e no Oriente Médio.

De fato, até 1972, o superior do convento dos frades franciscanos vinculado à Igreja da Santa Cruz deveria ser de origem espanhola, como forma de lembrar a proteção oferecida pela Espanha.

Em memória dessa relação estreita, na igreja atual ainda há uma inscrição que diz em latim: “Os franciscanos da Terra Santa, com a ajuda do reino católico da Espanha, erigiram este templo novo e mais amplo dedicado aos triunfos da exaltação da Cruz após a demolição do templo anterior no ano jubilar do centenário de 1900”.

Mas as peculiaridades desta igreja não residem apenas em seu passado, mas também em sua história recente. Uma vez que um dos seus acessos foi bloqueado durante a crise de Chipre de 1963-1964 e a guerra de 1974.

Precisamente a parte de trás da igreja está situada na chamada “linha verde”, uma zona desmilitarizada que divide a ilha de Chipre entre a área controlada pela República Turca do Norte de Chipre e a República de Chipre.

A “linha verde”, que atravessa o país, passa pela parte posterior da Igreja da Santa Cruz e é guardada pelas forças de paz da ONU.

A Igreja da Santa Cruz de Nicósia é governada pelos frades franciscanos, cuja presença na ilha de Chipre remonta ao início da Ordem.

Segundo a tradição, são Francisco de Assis visitou Chipre em sua viagem à Terra Santa em 1219. Em outra igreja, na cidade de Cirênia, há uma pequena representação em mármore do momento em que são Francisco de Assis desembarcou na ilha.

Em 1571, a ilha foi tomada pelos otomanos e as ordens religiosas presentes foram expulsas, até 1593, quando os franciscanos se instalaram novamente.

Confira também: