O Presidente da Conferência Episcopal Peruana, Dom. Hugo Garaycoa, denunciou que a seita fundamentalista "Ministério Internacional Crescendo em Graça", que há alguns dias protagonizou uma agressiva manifestação contra a devoção ao Senhor dos Milagres, faz parte de uma campanha investida contra a Igreja.
"Há uma campanha investida contra a Igreja Católica e a isto se juntou um grupo mais, como é a seita que ataca o culto ao Senhor dos Milagres", afirmou. Entretanto, assinalou que a fé dos católicos e dos devotos do Cristo Moreno está acima de qualquer ataque e que a Igreja elevará sua voz para defender a fé em Jesus.
Uma agressão casual?
Embora para alguns a atuação dos fanáticos contra o Cristo Moreno parece um fato isolado, existem denúncias similares em outros países sobre representantes da seita "Crescendo em Graça" que atacam à Igreja Católica e outras denominações cristãs.
Assim, a princípios de outubro, vinte membros do grupo percorreram vários recintos cristãos em Havana, Cuba, vociferando insultos contra os assistentes.
Em meados do mesmo mês, o grupo se fez presente em um evento evangélico realizado na Cartagena (Colômbia), com o mesmo fim: procurar o enfrentamento e agredir a quem não pensa ou acredita no mesmo que eles.
Finalmente, em 16 de outubro, outro grupo invadiu no Estádio Nacional Francisco Morazán em São Pedro da Sula (Honduras) para interromper a Celebração Eucarística que estava sendo realizada.
O fundador: um deus. São Pedro: ministro de Satanás
"Crescendo em Graça", cuja sede principal está em Miami, tem como fundador o ex-presidiário porto-riquenho José Luis de Jesus Miranda, a quem seus seguidores chamam "Deus e Apóstolo", tal como se afirma em um texto infantil oficial da seita.
Para os membros deste culto –que conta com "bispos" em cada país que chega–, São Pedro e todos seus sucessores são "ministros de Satanás".
O grupo, como ocorre com a maioria de associações fundamentalistas, sustenta-se com as contribuições que seus membros oferecem para que a palavra corra" com "chequezinhos".