Ao receber esta manhã ao reverendo Mark Hanson, presidente da Federação Luterana Mundial, o Papa Bento XVI ressaltou os resultados do “diálogo frutífero” entre a Igreja Católica e dita entidade; e anunciou que logo se publicará um documento da Comissão internacional Luterana-católica Romana sobre a Unidade a respeito da Apostolicidade da Igreja.

Em seu discurso, o Papa afirmou que um dos resultados do "diálogo frutífero" entre a Igreja Católica e a Federação Luterana Mundial "é a Declaração Conjunta sobre a Justificação, que constitui um pilar significativo em nosso caminho comum à plena unidade visível”.

Para afiançar este diálogo, acrescentou o Santo Padre, “devemos aceitar que seguem existindo diferenças com respeito à questão central da justificação”, precisando que “devem ser encaradas junto com os modos em que a graça de Deus se comunica na Igreja e através dela".

"A Comissão internacional Luterana-católica romana sobre a Unidade logo completará sua quarta fase de diálogo e publicará suas conclusões em um documento sobre a Apostolicidade da Igreja”, assinalou o Papa.

“Somos conscientes de que nosso diálogo fraterno se vê desafiado não só pela necessidade de verificar a recepção destas formulações comuns da doutrina em nossas comunhões respectivas, mas também ainda mais pelo clima geral atual de incerteza com respeito às verdades cristãs e princípios éticos que antes não ficavam em dúvida. Este patrimônio comum em certos casos é escavado por pontos de vista hermenéuticos que mudaram", precisou.

Bento XVI disse que embora o caminho ecumênico "seguirá encontrando dificuldades e exigirá paciência e diálogo”, sente-se “animado pela sólida tradição de estudo e intercâmbio que caracterizou às relações católico-luteranas ao longo dos anos".

"Enquanto nos preparamos para comemorar o 500º aniversário dos acontecimentos de 1517, devemos intensificar nossos esforços para entender mais profundamente o que temos em comum e o que nos divide, assim como os dons que temos que oferecer um ao outro", concluiu.