Durante uma coletiva de imprensa será apresentada a Plataforma "Direito de Escolher" ( http://www.derechoaelegir.org ) composta por pais, mães e professores de centros públicos e privados que defendem e promovem na Espanha a liberdade e a pluralidade na educação.

A coletiva de imprensa será amanhã, terça-feira 8 de novembro, no Círculo de Belas artes de Madri às 11h30 da manhã.

A Plataforma é promovida por mães e pais de família que "reclamam o apoio de cidadãos e entidades sociais, para defender os direitos fundamentais dos pais na educação dos filhos", informam em um comunicado.

Segundo a nota de imprensa, a Plataforma recolheu 200 mil adesões e se somaram plataformas de diversas Autonomias da Andaluzia, Galícia, Castilha-Mancha, Catalunha e Valência, assim como entidades procedentes de varios âmbitos que compartilham sua declaração de princípios.

Nesta se afirma como objetivo para o atual debate sobre a reforma educativa, "o respeito, em todo momento, ao direito dos pais a escolher a escola que considerem mais adequada". Isto supõe para a plataforma "promover o pluralismo de centros educativos e estabelecer um justo financiamento, de tal maneira que nenhuma família seja discriminada".

Segundo "Direito de Escolher", "a administração pública, cuja missão é colaborar com os pais mas não substitui-los, está obrigado pela Constituição a criar as condições que facilitem este direito das famílias".

Do mesmo modo, a Plataforma "prega o fim do intervencionismo partidarista no sistema educativo" e propõe o "estabelecimento de um sistema estável, apoiado no consenso entre todos os que participam do desenvolvimento educativo"

A Plataforma solicitou uma reunião com o Presidente do Governo e pretende reunir-se com todos os líderes das forças políticas do Congresso dos Deputados, "para lhes fazer chegar o sentir de milhares de cidadãos que já assinaram a Declaração de princípios".