Católicos de Waukesha, EUA, respondem com oração e solidariedade ao atropelamento de um desfile de Natal que deixou cinco mortos e cerca de 50 feridos no domingo 21 de novembro. Os mortos tinham entre 52 e 81 anos. Há 18 crianças entre os feridos. As quatro paróquias católicas de Waukesha, um subúrbio de Milwaukee, ofereceram rosários e horas santas pelas vítimas que foram transmitidos nas redes sociais.

No domingo, um veículo SUV rompeu as barreiras ao redor do desfile na rua principal de Waukesha aproximadamente às 16h40, atropelando os participantes do evento.

Segundo o jornal Milwaukee Journal Sentinel, o suspeito pelo atropelamento é Darrell Brooks Jr., de 39 anos, que pode sofrer cinco acusações de homicídio. Cada acusação acarreta potencial pena de prisão perpétua.

Segundo as autoridades de Milwaukee, Brooks responde por um caso de violência doméstica e, nos últimos dois anos, foi indiciado por três acusações de colocar em risco a segurança de outras pessoas.

No início de novembro, ele foi acusado de atropelar uma mulher em um posto de gasolina. A vítima foi hospitalizada e Brooks foi libertado após pagar uma fiança de US$ 1 mil.

“Como pastor da comunidade católica no sudeste do estado de Wisconsin, sinto-me obrigado a manifestar a minha solidariedade com aqueles que foram afetados por este ato sem sentido”, disse o arcebispo de Milwaukee, dom Jerome Listecki, em mensagem de vídeo enviada na segunda-feira dia 22 de novembro. "Ao sermos confrontados com o choque e a dor de nossos irmãos e irmãs em Waukesha, é importante que voltemos à nossa fé que nos oferece a presença amorosa de Deus e sua consolação".

A Catholic Memorial High School em Waukesha cancelou suas aulas ontem e promoveu uma oração às 12h30. Houve uma oração em inglês e espanhol na igreja de São Guilherme, que foi transmitida nas redes sociais.

Depois de encorajar os fiéis a rezar pelas pessoas afetadas, o arcebispo encorajou as pessoas de outras religiões a “oferecer a Deus sua confiança em sua capacidade de nos guiar neste momento difícil e, assim, oferecer esperança e cura. Que Deus os abençoe".

Confira também: