As monjas beneditinas do mosteiro Santa Maria de las Dueñas em Alba de Tormes (Salamanca), editaram um calendário para o ano 2006, a fim de que sirva "como ensaio para a iniciação a lectio divina", conforme explicou a Irmã María Paz Mateos.

A lectio divina é um método de escuta e meditação da Palavra de Deus habitual nos mosteiros e que, desde alguns anos atrás, estendeu-se entre as comunidades cristãs, grupos de oração, e os fiéis em geral.

Mês a mês, as religiosas deste mosteiro tentam oferecer "uma iniciação singela ao Mistério de Cristo", na celebração dominical com o passar do ano litúrgico. "Assim nas paróquias e nas comunidades, esta contribuição poderá ajudar a que a Eucaristia dominical seja o centro e o cume do caminho", assinalou a religiosa.

O calendário foi preparado pela oficina de ilustrações do mosteiro e apresenta como fundo de cada um dos meses, gravuras do artista José Alonso que ilustram o Novo Testamento de uma Bíblia editada em Valência entre 1790 e 1793 e que se conserva na Universidade Pontifícia de Salamanca.

As monjas Beneditinas, seguindo uma tradição monástica de séculos, desenharam uma letra capitular para cada um dos meses que rodeia a gravura escolhida.

No verso de cada página, as monjas incluíram textos para realizar um itinerário de meditação do evangelho dominical. Além disso, oferece uma explicação exegética e dicas para levar à própria vida o fragmento evangélico meditado.