Um novo livro lançado no mercado com o titulo "The Joy of Priesthood" (A Alegria do Sacerdócio), demonstra que a grande maioria de sacerdotes são felizes vivendo sua vocação e descobrem a plenitude de suas vidas.

O sacerdote e psicólogo Stephen J. Rossetti é o autor deste livro, que utiliza informação recolhida com pesquisas realizadas antes, durante e depois do escândalo de abuso sexual que se desatou no ano de 2002.

O Pe. Rossetti entrevistou mil e 286 presbíteros, dos quais 90,2 por cento concordou com a proposição "acima de tudo, sou feliz como sacerdote", e mais de 90 por cento manifestou que escolheria novamente o sacerdócio se tivessem que escolher.

O estudo efetuado pelo Pe. Rossetti também mostra que uma das principais preocupações dos sacerdotes é a carga de trabalho que têm, já que com freqüência, servem em várias paróquias pequenas e muitas vezes são o único sacerdote nelas.

"A vida de um sacerdote testemunha que há coisas mais importantes na vida que a vida sexual genitália e o dinheiro. Há perdão, amizade, compaixão, que são a classe de valores eternos que todos necessitamos. Pode-se viver sem sexo genital mas não se pode viver sem amor", enfatiza o sacerdote.

O Padre Stephen J. Rossetti foi conselheiro de sacerdotes por mais de 16 anos no Instituto Saint Luke, um centro residencial de tratamento no Silver Spring, estado de Maryland.