Diante da escassez de sacerdotes para a população da Diocese de Ibiza, seu Bispo, Dom. Vicente Juan Segura, solicitou de diferentes diocese da América Latina, o empréstimo de sacerdotes que possam colaborar no trabalho pastoral no lugar, enquanto que os jovens seminaristas terminam seus estudos.

O pedido de sacerdotes realizado pelo Dom. Segura teve uma resposta positiva por parte da Arquidiocese do Medellín, Colômbia, onde a cada ano são ordenados 60 sacerdotes.

Além dos sacerdotes colombianos que logo chegarão a Ibiza, espera-se a chegada de um sacerdote mexicano que se encontra estudando em Roma, e que "quer fazer alguns anos de experiência em um ambiente diferente e como nos conhecemos de Roma virá aqui", acrescentou Dom. Segura.

Na atualidade, a diocese de Ibiza conta com apenas 32 sacerdotes, dos quais mais de dez são maiores de 65 anos, e por ser uma diocese pequena, só têm no seminário um diácono que ainda não recebeu sua ordenação sacerdotal, e um seminarista que está estudando na Universidade de Comillas, em Madri.

Dom. Segura manifestou ter a "esperança, razoável e fundada, de que entrem dois ou três no seminário" mas como os estudos não duram menos de seis anos, terá que esperar até 2009 para ter novos sacerdotes.