O Secretário de Caritas Espanha, Silverio Agea, revelou que no ano 2004 mais de um milhão cem mil pessoas colaboraram com a instituição e adicionou que apesar disto nos últimos anos a arrecadação diminuiu.

Em um entrevista concedida ao jornal La Razón, Agea revelou que “163 milhões de euros serviram o ano passado para ajudar a combater a situação de pobreza na Espanha” e destacou a importância de que os espanhóis saibam o destino do dinheiro arrecadado, do qual 70 por cento provém de recursos privados.

O representante de Cáritas Espanha reconheceu que frente aos 25 milhões de euros arrecadados para o tsunami ocorrido no sudeste asiático, o terremoto de Paquistão só conseguiu um milhão. “Tudo isto se deve ao chamado 'esgotamento do doador' e ao surgimento de outras organizações solidárias”, anotou.

Silverio Agea confirmou também que antes do programa de emprego e inserção trabalhista, o dirigido aos mais velhos se levou a porção maior do arrecadado, porque os anciões vivem com menos recursos e em um grau maior de dependência.