O Administrador Apostólico de Caracas, Dom Nicolás Bermúdez, afirmou que o novo Arcebispo da capital venezuelana, Dom Jorge Urosa Savino, abrirá “as portas a um processo de reconciliação” entre todos os venezuelanos.

Em declarações à imprensa, o Prelado assinalou que a tarefa mais importante que espera ao Pastor é promover “a reconciliação, o reencontro e o reconhecimento dos venezuelanos como um só povo”.

Dom Bermúdez recordou que “a tarefa da Igreja é convocar a todos, sem exceção, à comunhão”, e que seu trabalho profético o cumpre anunciando “a Jesus Cristo em todo momento e em toda circunstância”.

“O anúncio de Jesus Cristo implica a denúncia de tudo aquilo que não vai na linha da comunhão, do encontro e da reconciliação; e em todo momento a Igreja Católica o tem feito através de documentos públicos e através do ministério pessoal”, afirmou.

Do mesmo modo, assegurou que Dom Urosa “está bem disposto a dar sua vida” trabalhando por “um processo de reconciliação” e “para que a Igreja de Cristo esteja dedicada ao serviço dos mais necessitados”.

Sobre seu trabalho à frente da Arquidiocese, assinalou que “apesar de que Caracas não tem o número suficiente de sacerdotes para acompanhar a todas as comunidades em sua vida cristã, conseguimos que a Igreja de Caracas não se detivera, mas seguisse viva e ativa”.