O papa Francisco inaugura na sexta-feira, 5 de novembro, uma nova ala de exposição permanente na Biblioteca Apostólica Vaticana, o antigo Arquivo Secreto.

O novo espaço de exposição permanente abrigará a exposição temporária “Tutti. Umanità in Cammino” (Todos. Humanidade em caminho).

Segundo o comunicado divulgado pela Biblioteca, “a inauguração do novo espaço expositivo, realizado com a ajuda dos herdeiros do empresário e filantropo americano Kirk Kerkorian, marca um novo capítulo na história centenária da missão de conservação e de divulgação da Biblioteca Apostólica Vaticana”.

O cardeal José Tolentino de Mendonça, bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana, destacou que “de uma grande biblioteca se espera um compromisso para alcançar o que o papa Francisco profeticamente chama de 'cultura do encontro'”.

Em outras palavras, “que os livros se encontrarem com os leitores, traçando caminhos originais. Esse conhecimento preservado como memória pode responder às questões colocadas pelos eventos atuais. Que a história encontre o presente, abrindo novas perspectivas não apenas sobre o que fomos, mas também sobre o que podemos ser”.

A exposição contará com importantes obras do artista italiano Pietro Ruffo e poderá ser visitada até o dia 25 de fevereiro.

Confira também: