O arcebispo de Westminster, cardeal Vincent Nichols, ordenou o ex-bispo anglicano Michael Nazir-Ali como padre católico no sábado.

 

O também presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Inglaterra e País de Gales qualificou a ordenação de Nazir-Ali como “um momento de grande alegria”.

“A Igreja deposita muita confiança na eficácia do ministério ordenado. Por isso, esta ordenação é um momento de grande alegria”, disse o arcebispo na homilia da missa celebrada no dia 30 de outubro na Igreja de Nossa Senhora da Assunção e São Gregório em Londres.

“Este é um momento em que pedimos ao Senhor que efetue em você, Michael, a plena inclusão no ministério ordenado da Igreja Católica. Como diz a oração que acabamos de oferecer, aqui buscamos construir sobre a fecundidade do ministério sacerdotal que você exerceu com fidelidade durante tantos anos”, continuou.

Nazir-Ali, ex-bispo anglicano de Rochester, Inglaterra, entrou em plena comunhão com Roma no Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham em 29 de setembro.

O ordinariato pessoal foi criado por Bento XVI em 2011 para grupos de ex-anglicanos que desejam preservar elementos de sua tradição.

Nazi-Ali tem 72 anos e já foi cotado para ser arcebispo de Canterbury, líder espiritual dos 85 milhões de anglicanos do mundo. O ex-bispo anglicano foi ordenado diácono católico em 28 de outubro por dom Kevin McDonald, arcebispo emérito de Southwark.

“Para você, Michael, esta trajetória foi realmente rica, em sua geografia, em sua jornada de aprendizagem, de oração, de ministério público e de decisão. Nós lhe damos a mais calorosa acolhida neste dia, especialmente na companhia singular do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham”, disse o cardeal Nichols.

Nazir-Ali nasceu em 1949 em Karachi, Paquistão, e frequentou escolas católicas. De sua família, ele recebeu influência cristã e muçulmana e possui cidadania britânica e paquistanesa.

Ordenado clérigo anglicano em 1976, Nazir-Ali serviu em Karachi e Lahore, no Paquistão. Ele se tornou reitor da catedral anglicana em Lahore e foi consagrado como o primeiro bispo de Raiwind no West Punjab.

Nazir-Ali foi nomeado bispo de Rochester, no sudeste da Inglaterra, em 1994.

Casado e com dois filhos, trabalhou como membro da Câmara dos Lordes, a câmara alta do Parlamento britânico, desde 1999.

Ele também participou da segunda fase da Comissão Internacional Anglicana e Católica Romana (ARCIC-II) e foi membro da Comissão Internacional Anglicana-Católica Romana de Unidade e Missão (IARCCUM).

Em 2002, os meios de comunicação do Reino Unido o identificaram como um dos favoritos para ser o sucessor do arcebispo de Canterbury, George Carey, que estava prestes a se aposentar. No entanto, ele permaneceu como bispo de Rochester até 2009.

 

Mais em

Ele atuou como presidente do Centro de Formação, Pesquisa, Defesa e Diálogo de Oxford (OXTRAD) desde que deixou o cargo de bispo de Rochester.

Em sua homilia, o cardeal Nichols refletiu sobre "duas características fundamentais da Igreja: sua coesão e sua missão". Ele disse que nenhuma das duas qualidades era "fácil de colocar em prática e manter".

“De fato, lemos nos Atos dos Apóstolos, os primeiros problemas práticos surgem imediatamente para a Igreja nascente. O primeiro: como substituir Judas, cujo coração estava totalmente corrompido pela ganância?”, disse o cardeal de 75 anos.

“Não em vão, as primeiras palavras ditas sobre este assunto foram as de Pedro, que conduziram de forma decisiva ao rumo a seguir. O ministério petrino faz parte do dom dado à Igreja para manter a coesão de vida e ação”, continuou.

Olhando para Nazir-Ali, ele disse: “Michael, você tem muita experiência nesta interface e estou certo de que seu conhecimento e experiência enriquecerão esta missão, de dentro da unidade visível da Igreja Católica”.

 

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção e São Gregório, na Warwick Street, é a igreja central do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham.

Dom Keith Newton, líder do ordinariato, que tem sede na mesma paróquia, participou da missa, que contou com a presença do arcebispo de Birmingham, dom Bernard Longley, e de três bispos anglicanos.

Falando no final da missa, dom Newton disse: “Deixe-me felicitar o padre Michael por sua ordenação ao sacerdócio na Igreja Católica. Damos as boas-vindas em particular ao presbitério do ordinariato pessoal de Nossa Senhora Walsingham".

“Deve saber, Michael, que você está entre amigos aqui, porque todos nós fizemos a trajetória que você fez. Nem sempre é fácil. Mas o fizemos em busca da verdade e da unidade da Igreja pela qual rezamos durante tanto tempo”, disse.

Dirigindo-se à congregação, Nazir-Ali refletiu sobre sua decisão de se converter em católico.

Ele disse: "Há muitas razões, é claro, eu não quero dar todas, mas em primeiro lugar, pertencer a uma Igreja onde as decisões que afetam a todos realmente são efetivas em toda a Igreja, onde as decisões se mantêm".

"Em segundo lugar, onde há um corpo de ensino doutrinal claro ao qual é possível recorrer quando necessário”.

“E em terceiro lugar, onde existe uma autoridade docente adequada e suficiente para guiar os fiéis em assuntos que são contenciosos nesta ou naquela cultura. O cardeal Nichols, é claro, fez alusão a isso em sua homilia”, acrescentou.

Os seguintes bispos anglicanos foram recebidos na Igreja Católica desde 1992: Graham Leonard (Londres); Conrad Meyer; John Klyberg (Fulham); Richard Rutt (Leicester); John Broadhurst (Fulham); Edwin Barnes (Richborough); Keith Newton (Richborough); Andrew Burnham (Ebbsfleet); David Silk; Paul Richardson; John Goddard (Burnley); e Jonathan Goodall (Ebbsfleet).

Muitos deles vêm do ramo anglo-católico da Igreja da Inglaterra, que enfatiza a herança católica do anglicanismo, mas Michael Nazir-Ali está há muito tempo associado ao ramo evangélico.

Em um artigo para o jornal Daily Mail em 17 de outubro, Nazir-Ali disse que esperava que, ao se converter ao catolicismo, pudesse ajudar os perseguidos em todo o mundo e os cristãos na Grã-Bretanha.

“Espero que converter-me em católico do ordinariato me permitirá apoiar os cristãos mais próximos de casa que são marginalizados e assolados por um totalitarismo liberal que exige um consenso total”, escreveu.

Nazir-Ali disse ao National Catholic Register, em 25 de outubro, que continuaria seu "trabalho de apoio e desenvolvimento de liderança entre as comunidades cristãs perseguidas" enquanto espera "a orientação do ordinariato e das autoridades do Vaticano sobre os próximos passos".

Confira também: