O XVIII Congresso Eucarístico Nacional será relançado pela arquidiocese de Olinda e Recife (PE) com uma missa campal no dia 14 de novembro. O congresso, marcado inicialmente para 12 a 15 de novembro de 2020, foi adiado duas vezes por causa das medidas de combate à pandemia de covid-19 impostas. Agora, o evento está agendado para os dias 11 a 15 de novembro de 2022.

A missa de relançamento será às 16h, na rua do Imperador, no centro antigo de Recife. Será presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta, concelebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio, por bispos do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo clero arquidiocesano.

O Congresso Eucarístico Nacional terá como sede as cidades de Recife e Olinda. Seu tema será “Pão em todas as mesas”, e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entres eles” (cf. At 2,45-47). O evento deixará como legado a Casa do Pão, um local que prestará à população carente serviços psicológicos, jurídicos, de saúde e qualificação profissional, sempre norteados pelo Evangelho.

Durante a missa de relançamento no próximo dia 14, haverá a bênção do casarão onde funcionará a Casa do Pão. Além disso, será inaugurada uma sede provisória para o projeto, onde será oferecido, desde já, refeição uma vez por semana aos que precisam. “A fome não espera. Temos um ano pela frente para entregar a Casa do Pão oficial, em 2022, que ficará como legado do Congresso, mas realizar essa ação, partilhando o pão agora, vai nos impulsionar e encorajar, abençoando nossos esforços pelo Congresso”, disse o arcebispo dom Fernando Saburido.

A arquidiocese de Olinda e Recife está preparando uma superestrutura para acomodar as pessoas na missa campal. Além da rua do Imperador, o trânsito também será fechado nas ruas perpendiculares. Serão adotados também medidas do protocolo sanitário para prevenir contra a covid-19. A celebração será transmitida, ao vivo, para todo o Brasil pelo canal aberto da TV Evangelizar.

“Queremos estar juntos de todos os brasileiros, como Igreja, mostrando a importância e a alegria de termos um Congresso Eucarístico Nacional sediado em nossa terra, nossa Arquidiocese, que é formada por gente de fé, de força e de espírito de colaboração e participação”, comentou o bispo auxiliar dom Limacêdo Antonio.

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia. No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional aconteceu em 1933, em Salvador (BA). O último foi realizado em 2016, em Belém (PA), quando também se comemoraam os 400 anos da capital paraense. Em 2022 será a segunda vez que a arquidiocese de Olinda e Recife sediará o evento. A primeira foi em 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde. Na época, o evento deixou como marco a construção da Igreja do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na zona norte do Recife.

Confira também: