O Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano informou que, neste ano, o presépio que ornamenta a praça de São Pedro no Vaticano durante o Natal virá do Peru. A árvore de Natal será um pinheiro de 28 metros de altura da região de Trentino, norte da Itália.

A inauguração do presépio e a iluminação da árvore de Natal acontecerão na sexta-feira, 10 de dezembro, às 17 horas, hora de Roma, e será presidida pelo novo presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, dom Fernando Vérgez Alzaga.

As decorações da praça de São Pedro permanecerão até o final do período do Natal, que coincide com a festa do Batismo do Senhor, domingo, 9 de janeiro de 2022.

Presépio andino

O presépio virá do povoado de Chopcca, uma comunidade andina do departamento de Huancavelica, no Peru.

O presépio de Chopcca terá mais de 30 peças. As imagens da Virgem Maria, de são José, do Menino Jesus, dos magos e dos pastores serão em tamanho natural, feitos com cerâmica, madeira e fibra de vidro, e vestirão roupas típicas de Chopcca.

O Menino Jesus será representado por uma criança Hilipuska, chamada assim por estar coberta com uma manta típica de Huancavelica e estar envolvido com um chumpi, um cinto de tecido.

Os três reis magos carregarão alforjes ou sacos de tecido com alimentos característicos de Huancavelica, como batata, quinoa, kiwicha, oca, cañihua, e serão acompanhados por lhamas que terão a bandeira do Peru nas costas. O Peru celebra duzentos anos de independência neste ano.

Haverá um menino anjo de Chopcca, que anuncia o nascimento com o instrumento de sopro chamado Wajrapuco. Haverá também diversos animais da fauna local como alpacas, vicunhas, ovelhas, viscachas, flamenco andino e o condor.

Segundo a administração do  Vaticano, o presépio se completa com uma representação em menor escala da comunidade Chopcca "com suas experiências, cultura viva, atividades agrícolas e pecuárias, bem como o uso de ferramentas de trabalho ancestrais como a chaquitaclla", que os camponeses usam para arar a terra.

Árvore de Natal

A árvore que ficará ao lado do presépio andino vem de Andalo, no Trentino. O abeto, Picea abis, mede 28 metros e vem do Grupo Territorial Trentino de Gestão Florestal Sustentável certificada pelo Programa para Endosso de Certificação Florestal, organização internacional de certificação de manejo sustentável de florestas. A Delegação de Trentino também se encarregará da decoração da árvore com ornamentos esféricos de madeira.

Presépio na Aula Paulo VI

O Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano anunciou que o presépio que vai adornar a Aula Paulo VI será feito por um grupo de jovens da paróquia de São Bartolomeu Apóstolo de Galio situada na diocese de Pádua e província de Vicenza, norte da Itália.

O presépio na aula Paulo VI representará um lugar rústico para abrigar animais, uma espécie de estábulo, com figuras em tamanho real: a Sagrada Família, um pastor carregando um cordeiro nos ombros e uma ovelha a seus pés, uma mulher segurando uma pomba em uma cesta e outras estátuas de alguns animais da fazenda, como coelhos, galinhas e um gato.

Do lado de dentro estarão vários utensílios que os agricultores utilizavam, como serras, ancinhos, enxadas, mas também uma forma de madeira para fazer manteiga em casa, recipientes para leite, garrafões para vinho e gaiolas para pássaros.

Do lado de fora da cabana pode-se ver um curral feito de lajes de pedra denominado Stoan platten na língua cimbra,  dialeto alemão falado no norte da Itália, e um galpão de madeira de abeto com toras cortadas, que são utilizadas para alimentar o pequeno fogão dentro da cabana.

Confira também:

Mais em