O Papa Bento XVI renovou por mais cinco anos Dom Cipriano Calderón Polo, Vice-Presidente emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) como membro da Congregação para os Bispos.

Por um período de 15 anos (1988-2003), Dom Calderón foi Vice-Presidente da CAL, organismo que depende da Congregação para os Bispos. Durante sua vice-presidência, ocuparam a prefeitura da Congregação e a presidência da Pontifícia Comissão os Cardeais Bernardin Gantin e Giovanni Battista Re.

O Bispo espanhol (Plasencia, 1927), grande conhecedor da realidade latino-americana, atuou como porta-voz da Santa Sé durante o Concílio Vaticano II. O Papa Paulo VI confiou-lhe a fundação da edição semanal em espanhol de L’Osservatore Romano, da qual foi seu primeiro diretor.

Este é o terceiro quinquênio de Dom Calderón como membro da Congregação vaticana. No ano 2000, o Papa João Paulo II o confirmou nesse cargo para um segundo período. Nessa mesma oportunidade, o  Pontífice o confirmou por um novo quinquênio membro do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais.